Mais de 100 estrangeiros morreram em acidentes relacionados a trabalho no Japão

A NHK soube que 125 estrangeiros morreram em acidentes relacionados a trabalho no Japão até o ano passado, em um período de 10 anos. O número se refere somente aos casos passíveis de receber indenização.

O Ministério do Trabalho compilou, pela primeira vez, estatísticas concernentes a mortes de trabalhadores estrangeiros relacionadas a trabalho. Trabalhadores estrangeiros, incluindo aqueles chamados de estagiários técnicos, são constantemente envolvidos em serviços perigosos.

O ministério diz que vários casos de morte foram consequentes de problemas linguísticos que levaram a um entendimento insuficiente dos procedimentos de trabalho nas fábricas ou locais de obras de construção.

Shoichi Ibusuki, advogado especialista em questões trabalhistas de estrangeiros, disse que os familiares dos mortos são, muitas vezes, incapazes de receber compensações do governo devido ao pouco conhecimento sobre como recebê-las, ou encontram dificuldades em dar entrada a um processo por causa da barreira de idioma.

O advogado exortou o governo a examinar casos passados e implementar medidas para evitar acidentes envolvendo trabalhadores estrangeiros.

FONTE : NHK PORTUGUÊS

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *