Marilienses participam de curso de capacitação OPOE 2021 em Garça

Treinamento capacitou 67 agentes municipais para combater princípios de incêndio em vegetação

Os marilienses Adilson Simão, diretor de Vigilância Patrimonial, Segurança e Multiserviços da Prefeitura; e o bombeiro civil Plínio Ernesto da Silva, coordenador da Defesa Civil de Marília, participaram no último dia 1º de junho, em Garça, do curso de capacitação OPOE (Oficina Preparatória para Operação Estiagem) 2021, promovido pela Defesa Civil do Estado.

Esse Treinamento Prático para Operação Estiagem para as regiões de Marília e Bauru, que contou com a participação do Corpo de Bombeiros, capacitou 67 agentes municipais a combater princípios de incêndio em vegetação, além de promover integração dos órgãos envolvidos neste tipo de ocorrência.

Foram montadas quatro bases de treinamento: equipamentos e materiais; deslocamento em mata e regras de segurança; combate direto; e combate indireto ao fogo.

Com o objetivo de cumprir as regras de segurança e distanciamento social, foi limitado a dois representantes por município, que tenham concluído, obrigatoriamente, a primeira fase do curso, em EaD.

O diretor de Vigilância Patrimonial, Segurança e Multiserviços, Adílson Simão, destacou a importância do treinamento. “Trata-se de uma oficina preparatória muito importante, pois foi um treinamento prático de combate a incêndio em áreas abertas e para nós é fundamental estarmos sempre atualizados e preparados em caso de alguma ocorrência que exija a nossa atuação.”

Um dos coordenadores da oficina, tenente Eduardo Faria, explicou os objetivos desse treinamento. “Num primeiro plano tentamos sempre conscientizar o agente de defesa civil para que ele trabalhe na comunidade local reduzindo os riscos de desastres; e num segundo plano, preparando-o para atuar diretamente nas ocorrências, sempre procurando amenizar os danos naturais e à própria sociedade.”

Todos os agentes que participaram desse treinamento já tinham feito o curso teórico online e agora puderam colocar em prática todo o aprendizado, como o posicionamento seguro e o deslocamento na vegetação incendiada, além de treinarem diretamente o combate ao fogo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *