Mau tempo adia aterramento necessário para transferência de base em Okinawa

O governo do Japão informa que, em razão de mau tempo, foi adiado o aterramento a ser realizado no canteiro de obras de uma nova base militar em águas ao largo de Okinawa.

Tóquio havia notificado o governo da província que planejava iniciar já na sexta-feira a colocação de terra e areia no interior de uma área com barreiras para águas do mar ao largo de Henoko, na cidade de Nago.

O objetivo do aterramento é a transferência, para área menos populosa, da base aérea de Futenma, do Corpo de Fuzileiros Navais americano, hoje situada na cidade de Ginowan, na mesma ilha principal de Okinawa.

Nesta quinta-feira, o Ministério da Defesa do Japão anunciou a decisão de adiamento das obras por causa de um tufão.

Para algumas fontes do governo e dos partidos de situação, não importará qualquer adiamento das obras até depois da eleição do mês que vem para governador da província. O pleito será realizado por causa da morte do titular do cargo, Takeshi Onaga, que se opunha fortemente ao plano de transferência.

Segundo observadores, o governo nacional também pretende ver de que modo autoridades provinciais vão levar adiante o plano de revogar a autorização do aterramento para impedir a transferência da base.

FONTE : NHK PORTUGUÊS

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *