Ministro da Defesa diz que planos de aterramento para base área em Okinawa podem ser alterados

O Ministério da Defesa do Japão disse que vai modificar parcialmente os planos de aterramento para uma base militar americana na província de Okinawa, mencionando a possibilidade de que o solo seja muito mole.

O governo japonês pretende transferir a Base Aérea de Futenma, dos fuzileiros navais dos EUA, da cidade de Ginowan para o distrito de Henoko na cidade de Nago, na mesma província.

No mês passado, o Ministério da Defesa iniciou obras para aterrar uma área costeira de Henoko, depositando solo e rochas ao sul do local planejado para a transferência.

Entretanto, a pasta está estudando os resultados de testes adicionais na região leste, onda as obras ainda não tiveram início, que acredita-se ter um solo mais mole.

O ministro da Defesa, Takeshi Iwaya, disse a repórteres na terça-feira que uma vez que os resultados sejam divulgados, o ministério vai decidir qual o melhor método de construção e tomará as medidas apropriadas. Ele deu a entender que o ministério vai então requerer à província de Okinawa uma mudança no plano de transferência.

O governador de Okinawa, Denny Tamaki, disse na terça-feira que a província revogou a permissão para aterramento da área costeira de Henoko, mas o governo central anulou a revogação.

Ele afirma que é um problema de soberania do estado quando um governo força a adoção de uma política contra a vontade do povo, ainda que distorcendo a lei.

FONTE : NHK PORTUGUÊS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *