Nosso Planeta Educação chega às escolas de Campo Grande – MS

A oficina Nosso Planeta Educação, realizada no dia 28 de abril para professores da rede municipal de ensino, ofereceu materiais pedagógicos e metodologias para o trabalho em classe de aula sobre temas urgentes, como o aquecimento global e a perda de biodiversidade. O evento foi organizado pela Prefeitura Municipal de Campo Grande (MS) e pelo WWF-Brasil, com financiamento da União Europeia, por meio do projeto PASOS.

Além de promover a troca de experiências entre os participantes e conversas sobre maneiras de se adaptar o conteúdo exposto aos contextos e desafios locais, a aula apresentou a série “Nosso Planeta” e os recursos didáticos relacionados à ela, disponíveis no site do WWF-Brasil, Nosso Planeta Educação.

Prevista para ser ministrada presencialmente, durante a semana de formação dos professores da cidade, a oficina foi adaptada e realizada de maneira online, com o intuito de minimizar os danos de aprendizagem sofridos pelos alunos durante o isolamento social. 

Karina Yamamoto, coordenadora de Engajamento do WWF-Brasil, comenta a mudança. “Passamos por um momento complexo por causa da pandemia causada pelo coronavírus e esperamos que essa ação possa apoiar os professores em mais este desafio. Esperamos que eles desenvolvam com os alunos uma rica discussão sobre meio-ambiente e desenvolvam diferentes atividades, como jogos, oficinas e debates.”, explica Yamamoto.

O encontro abordou conceitos como biodiversidade, equilíbrio ecológico, serviços ecossistêmicos, crise da perda de biodiversidade, políticas conservacionistas e propostas para uma relação mais harmônica entre humanidade e natureza. A aula foi ministradas pela associação sem fins lucrativos Quero na Escola, que desde o ano passado realizou 13 oficinas do Nosso Planeta Educação com o WWF-Brasil.

Cinthia Rodrigues, educadora e fundadora da associação, destaca o valor da participação e resumiu o evento. “Um dos maiores educadores do mundo, Paulo Freire, dizia que ninguém ensina ninguém e ninguém aprende nada sozinho. Todos aprendemos no encontro. Mesmo virtualmente, temos encontrado novas formas de aprender juntos aquilo que é muito urgente, como por exemplo como cuidar do nosso planeta”.

Mais sobre o Nosso Planeta Educação

 A série “Nosso Planeta” (“Our Planet”), lançada em abril de 2019, foi o documentário mais assistido pela Netflix em 2019. A rede WWF –apoiadora do projeto– aproveitou o extenso levantamento de dados e de imagens que embasou a produção e desenvolveu o projeto educacional Nosso Planeta Educação.

O site Our Planet oferece um rico acervo de vídeos curtos e temáticos para o uso em sala de aula. Todos eles retirados dos documentários da série e legendados em português.

Já os materiais de apoio para professores e estudantes estão disponíveis gratuitamente no site Nosso Planeta Educação. Os conteúdos estão divididos em blocos temáticos, sendo eles: água doce, campos e savanas, mares, mundo gelado e florestas. Cada um apresenta diversas informações, ilustrações e fotos, assim como instruções para a facilitação, roteiros para discussões guiadas e propostas de atividades.

A página também disponibiliza um Kit exclusivo para Educadores e um Guia de Oficina intitulado “Cúpula sobre o Futuro do Nosso Planeta”. Na qual estudantes são convidados a assumirem papéis de ‘Líderes Mundiais’ e de ‘Especialistas do Nosso Planeta’, com o objetivo de pesquisarem e compreenderem cenários complexos, para juntos definirem diretrizes e ações para um futuro sustentável para o nosso planeta.

FONTE : WWF BRASIL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *