Okinawa sob área do tufão n.º 5 e chuva torrencial em outras regiões

Okinawa está sob a área do grande tufão número 5 desde quinta-feira (18). As ilhas do sul como Miyako e Ishigaki, sob o olho dele, tiveram danos na lavoura e no turismo. Muitos turistas estão presos nas ilhas por causa dos cancelamentos dos voos. Tiveram que pedir para os hotéis prorrogarem as estadias.

Segundo a Associação de Passageiros a Turismo de Okinawa somente na sexta-feira (19) foram 208 voos cancelados, das ilhas a Naha e vice-versa. Também as operações de transporte marítimo foram canceladas.

Outros voos que partem ou chegam em Naha também foram suspensos por causa do tufão.

Os grandes eventos programados para o fim de semana em Tomigusuku e Urasoe foram transferidos para outras datas.

Chuva continua, de Kyushu a Tokai

Não são poucas as prefeituras que emitiram alertas de preparativo para evacuação por causa do risco de desastre em função das fortes chuvas. Isso ocorreu nas cidades de Nakatsugawa, Ena e Shirakawa, todas em Gifu, na noite de quinta-feira, pelo risco de deslizamento. Também em Iwakuni (Yamaguchi), pelo transbordamento de um rio.

A recomendação da Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) é para a população ficar atenta aos avisos das autoridades locais.

O tufão Danas mudou a rota e se desloca a 20Km/h em sentido à península coreana. Parte de Kyushu e Shikoku estarão sob sua área de vento no domingo.

Além disso, por causa do seu ar quente e úmido de encontro com a frente das monções até domingo (21) há risco de chuva torrencial em ampla área, de Kyushu até Tokai.

Além da chuva Okinawa e Kyushu poderão ter rajadas de vento de até 30m/s, mais elevação das ondas, podendo chegar a 7m, no domingo.

A previsão do índice pluviométrico máximo por região, em 24h até a manhã de domingo é de:

200mm no norte de Kyushu
180mm no sul de Kyushu
150mm em Shikoku e Okinawa
120mm em Hokuriku e Tokai
No dia seguinte, segunda-feira (22) há previsão de chuva torrencial em Shikoku e Kyushu, podendo chegar a 300mm. Já em Hokuriku e Okinawa poderá chegar a 150mm.

A AMJ adverte contra deslizamentos, inundações, alagamentos e pede cuidado para rajadas de ventos, raios, relâmpagos e tornados.

FONTE : PORTAL MIE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *