Onda de calor causou prejuízo a pequenas e médias empresas no Japão

Uma pesquisa revelou que a forte onda de calor que afetou o Japão neste verão causou prejuízos a muitas pequenas e médias empresas.

Representantes das câmaras de comércio regionais consultaram 3.700 companhias de menor porte em meados de agosto. Cerca de 82 por cento daquelas que responderam à pesquisa disseram que o forte calor causou efeitos adversos a seus negócios.

Perguntadas sobre as razões para tanto, cerca de 70 por cento citaram o aumento dos custos devido ao uso de ar-condicionado e sistemas de refrigeração.

Cerca de 33 por cento citaram uma diminuição das horas trabalhadas e da produtividade uma vez que concederam mais tempo de folga aos funcionários. Mais de 28 por cento disseram que o clima quente afastou consumidores e afetou as vendas de bens e serviços.

Koichi Arai, um representante da Câmara de Comércio e Indústria do Japão, disse que houve mais respostas negativas que o esperado. Ele afirmou que as fortes vendas de bebidas geladas e aparelhos de ar-condicionado foram aparentemente superadas pelo aumento nas contas de luz e outros gastos.

FONTE : NHK PORTUGUÊS

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *