Painel de especialistas do governo japonês propõe cancelamento ou adiamento de eventos

Um painel de especialistas do governo japonês propôs cancelamento ou adiamento de eventos em base voluntária em todo o país para ajudar a conter a disseminação do novo coronavírus.

O painel, chefiado por Takaji Wakita, diretor-geral do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas, compilou as propostas na quinta-feira.

Os especialistas disseram que o Japão tem mantido a propagação do vírus sob controle até um certo ponto. Contudo, eles alertaram que se as áreas que tem registrado um aumento sustentável de pacientes, cujas rotas de infecção não são claras, se expandirem em toda a nação, poderá haver uma epidemia massiva com um aumento explosivo de infecções. O painel enfatizou a necessidade de tomar medidas adaptadas à situação de cada área.

Também disse que as autoridades das áreas onde as infecções estão aumentando deveriam avaliar a necessidade de declarar estado de emergência e requerer cancelamento e adiamento dos eventos em base voluntária.

O painel disse que as autoridades das áreas onde as infecções estão começando a ser controladas podem pensar em permitir gradualmente as atividades com baixo risco de infecção.

Acrescentou que as autoridades das áreas sem casos confirmados podem permitir que eventos com baixo risco de infecção, tais como atividades escolares, apreciação de esportes ao ar livre e eventos em instalações culturais, sejam reiniciados.

FONTE : NHK PORTUGUÊS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *