Pastor, aprenda a controlar as emoções.

Todo mundo sente raiva às vezes; o problema é que ela nos faz perder o controle. Quando estamos de cabeça quente, fazemos coisa que depois nos arrependemos; então perdemos o equilíbrio das coisas e tudo que vem às mãos caem e quebram, isso mostra que é mais forte. Contenha este estado emocional, antes que seja tarde e destrua o valor que tem. Mostrar que é forte não significa que é imutável, isso é um sinal de fraqueza.

Palavras impensadas são como golpes de uma espada. (PV. 12:18)

Procure se manter emocionalmente, só assim será considerado alguém que tem maturidade e disciplina; isso é muito importante para que se usufruir positivamente. Agir por impulso, vem consequências, na maioria delas não conseguem alcançar muitos objetivos e costuma ser excluída da vida.

A emoção é algo tão importante que um dos frutos do Espírito Santo, mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. (Gálatas 5:22,23)

Não é fácil saber manter o controle diante das situações? Sei muito bem disso! Também passo por isso. Todos passamos por circunstâncias que nos estressam, nos deixam irritados e isso faz com que falhamos o controle sobre nós mesmos. Não é isso que Deus espera de nós. Ele deseja que tenhamos os frutos do Espírito e que não sejamos conforme a nossa vontade. Não permitam que a sua vontade continue dominando e fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos.

Quem é tardio em irar-se é grande em entendimento; mas o que é de ânimo precipitado exalta a loucura?

Só temos a ganhar se conseguir se controlar! (Provérbios,14:29)

Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade. (Provérbios, 16:32)

Como conseguir se manter diante das situações?

1) Conhecer
Não podemos controlar o que não conhecemos, por isso é tão importante que façamos uma reflexão a respeito de nossas emoções. Será que sou uma pessoa explosiva? Fico ofendido com facilidade? Costumo querer pagar com a mesma moeda o que fazem comigo? Reconhecer os próprios defeitos e erros é um passo muito importante para saber controlar suas emoções.

A sabedoria entrará no teu coração, e o conhecimento será aprazível à tua alma. (Provérbios, 2:10)

2) Pensar
Antes de fazer ou dizer algo, pare e analise quais serão as consequências das suas ações ou palavras. Deus será glorificado com o que você pensa em fazer ou dizer? Você se tornará uma pessoa melhor aos olhos de Deus e das outras pessoas? Isso, de alguma forma, abençoará ou edificará a vida de alguém? No início pode parecer complicado, mas, com prática e boa vontade, você conseguirá tomar melhores decisões.

Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo. (Tiago, 3:2)

Por isso, quanto mais você pensar, mais conseguirá se controlar e não deixará suas emoções agirem.

4) devolver
Ele não cometeu pecado algum, e nenhum engano foi encontrado em sua boca. Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça. (1 Pedro 2:22,23)

Cuidado quando for agredido ou ameaçado por seus perseguidores? Se colocava nas mãos de Deus. Sim, Ele tem poder para destruir qualquer um de seus agressores com uma simples palavra. Confiança é importante! Controle a raiva! Preferia confiar na resposta de Deus que julga com justiça.

Confie, independente da situação, não revida! Se o desejo de revidar começar a tomar conta do coração, lembre-se que é o Senhor que muda o rumo!

Tenha calma e acredite em você!
Deus abençoe a todos e um abraço!
Pr. Josivaldo Lyra.

CCPSP
CAFÉ COM PASTORES — SP
Endereço eletrônico: ccpsp2018@gmail.com
WhatsApp: 14 988 056 852
Celular: 14 981 003 557.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *