Pela primeira vez, Japão registra menos de 20 mil suicídios em um ano

O Japão registrou menos de 20 mil suicídios durante o ano de 2019, o número mais baixo já registrado pelo sistema de estatísticas do país.

Apesar do quadro positivo em comparação aos outros anos, não há nada para se comemorar. Segundo reportagem da emissora NHK, O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-estar Social reconheceu que o fato de quase 20 mil pessoas tirarem a vida em um ano representa uma situação social grave ao país.

De acordo com os dados divulgados pelo Ministério, em 2019, um total de 19.959 pessoas tiraram a própria vida. Foram 13.937 homens e 6.022 mulheres. O número de homens ultrapassa em 2,3 vezes o total de mulheres.

Em comparação com os dados de 2018, houve uma redução de 881 mortes, o que representa 4,2% a menos.

Na comparação por províncias, Yamanashi lidera a lista com 22,3 suicídios para cada 100 mil habitantes.

Em segundo lugar ficou Akita, com 21,9 suicídios na mesma proporção e Iwate, que totalizou 21,7 mortes para cada 100 mil pessoas.
É importante lembrar que Yamanashi costuma liderar a lista de suicídios por províncias, mas os dados geralmente são reflexos das mortes ocorridas em Aokigahara, a floresta famosa pelos casos de suicídio, localizada aos pés do Monte Fuji.

Os menores números estão em Kanagawa, com uma média de 11,5 suicídios para cada 100 mil habitantes. Quioto registrou 12,4 mortes na mesma proporção e Osaka ficou em terceiro lugar na lista de menores números, com uma média de 13,5 suicídios.

O ministro da Saúde, Katsunobu Kato, comentou os dados e declarou o seu desejo de construir uma sociedade em que nenhum cidadão se sinta psicologicamente pressionado ao ponto de tirar a própria vida.

“Há uma redução consecutiva nos últimos dez anos, mas seguimos com uma situação grave em que quase 20 mil pessoas acabam tirando a própria vida por ano.

Queremos fortalecer a prevenção, utilizando ferramentas como redes sociais para melhorar o sistema de consultas e apoio psicológico”, disse.

FONTE : ALTERNATIVA ON LINE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *