População deve realizar a atualização do cadastro SUS

Devido à pandemia do coronavírus, o Ministério da Saúde prorrogou o prazo para a atualização do cadastro no SUS. Por isso, a população tupãense ganhou mais tempo para preencher o formulário on-line, disponibilizado pela Prefeitura de Tupã.

            Para ter acesso ao formulário,basta acessar o site da Prefeitura, e informar os dados necessários para atualizar o cadastro.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, esta é uma determinação do Ministério para o novo modelo de financiamento da Atenção Primária, que tomará como base a quantidade de cidadãos cadastrados no SUS para calcular a quantidade de verba federal a ser repassada para a manutenção dos serviços públicos de saúde no município.

            De acordo com a diretora do departamento de Atenção Básica, Simone Veronez Bauer, os dados informados no formulário são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde. Desta forma, não serão usados em nenhuma outra plataforma, sendo exclusivamente utilizados para a atualização do cadastro no SUS.

            “Os dados serão utilizados exclusivamente para o cadastro no SUS. Temos 41.637 pessoas que já efetuaram o cadastro, mas ainda faltam muitos munícipes para atingir a quantidade de habitantes da cidade. Pedimos para que todos, mesmo aqueles que tenham plano de saúde, atualizem o cadastro através do formulário disponível no site”, pediu.

            Já o secretário municipal de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, explicou quais são os motivos para a atualização do cadastro do SUS. “Esta iniciativa tem o principal objetivo de atualizar e ampliar o cadastro dos usuários, pois esse monitoramento permite um planejamento da oferta de serviços de saúde no município, melhorando a qualidade da assistência e do acompanhamento de cada paciente”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *