Por uma Black Friday mais consciente

No dia 23 de novembro o Brasil celebra pela 8ª vez a Black Friday, movimento do comércio varejista herdado dos EUA que inicia oficialmente a corrida de compras para o Natal. Segundo a Ebit/Nielsen, são esperados R$ 2,43 bilhões em faturamentos.

Porém, especialistas alertam que a data não justifica que o consumidor abandone sua consciência na hora de consumir. “Comprar o que precisamos é normal e perfeitamente saudável. O problema é quando passamos a comprar de forma exagerada, por puro consumismo”, chama a atenção Gabriela Yamaguchi, diretora de Engajamento doWWF-Brasil, ONG nacional que busca o equilíbrio entre a prosperidade humana e a conservação da natureza.

Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) mostrou que 85% das pessoas fazem compras por impulso e quase metade delas (47%) já compraram algo que nunca usaram.

“O planeta não está aguentando o nível de demanda da humanidade. A natureza é simplesmente incapaz de se renovar na velocidade cada vez mais rápida que precisamos”, complementa Gabriela.

Como adequar a Black Friday ao consumo consciente

O WWF-Brasil lançou recentemente a proposta do Presente Consciente. A ideia é incentivar o cuidado com o planeta e diminuir o desperdício. Ao invés de presentear um amigo ou familiar com um produto físico, é possível mobilizar pessoas e arrecadar doações. Assim, o amigo secreto do Natal, por exemplo, vira uma ação em família pela conservação dos biomas brasileiros.

Independente se você vai investir em presentes ou compras para si nessa Black Friday, o mais importante é que, antes de comprar, você se questione sobre a real necessidade de adquirir aquele produto.

Afinal, não é proibido comemorar, mas o ideal é evitar excessos e desperdícios, não só pelo meio ambiente quanto pelo próprio bolso.

FONTE : WWF BRASIL

  

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