Possível extensão do estado de emergência na Grande Tóquio será decidida sexta-feira

O premiê japonês, Suga Yoshihide, afirmou que poderá estender o estado de emergência devido ao coronavírus em Tóquio e três províncias vizinhas por cerca de duas semanas. Pretende tomar uma decisão final em uma reunião de força-tarefa a ser realizada na sexta-feira, com base na opinião de uma comissão de especialistas.

Suga falou a repórteres na quarta-feira após ter discutido a situação com o ministro encarregado da resposta ao coronavírus no país, Nishimura Yasutoshi, e com o titular da pasta de Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social, Tamura Norihisa.

Originalmente a duração do estado de emergência vai até domingo em Tóquio e nas províncias vizinhas de Kanagawa, Saitama e Chiba.

O premiê do Japão afirmou que a taxa de ocupação de leitos hospitalares nesta região deveria ser de 50% ou menos e permanecer em declínio. E acrescentou que o número de novas infecções não diminuiu o suficiente.

O governo japonês tomará a decisão final em consulta com os governadores das quatro províncias, com base em uma ampla avaliação da situação.

FONTE : NHK PORTUGUÊS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *