Prédio principal do Castelo de Shuri, de Okinawa, é reconstituído em modelo digital 3D

Um grupo de pesquisadores fez uma reconstituição digital em três dimensões do prédio principal do Castelo de Shuri, da província de Okinawa, que foi quase inteiramente destruído este ano por um incêndio. Para tanto, usaram aproximadamente 30 mil fotos e vídeos cedidos pelo público.

A equipe responsável pelo projeto Reconstituição Digital do Castelo de Shuri informa que cerca de 3 mil pessoas enviaram imagens que haviam gravado em visitas ao complexo. Explica que as fotos e os vídeos foram enviados não só do Japão, como também da China, da Coreia do Sul e de outras partes.

A professora Rei Kawakami, da Universidade de Tóquio, liderou a campanha de doações para o projeto após a destruição causada no castelo por um grande incêndio em 31 de outubro.

As ruínas do castelo original, construído aproximadamente há meio milênio, foram declaradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Os pesquisadores editaram as imagens para recompor visualmente o prédio principal em cores vivas, inclusive com detalhes do telhado curvo e das pilastras com dragões na entrada.

Informam que, em um aplicativo para smartphone, a reconstituição pode ser apreciada com imagens em realidade virtual.

A equipe está na expectativa de receber mais imagens para reconstituir também outras estruturas do castelo.

A professora Kawakami expressou gratidão pela colaboração recebida de um número tão grande de pessoas.

O endereço on-line do projeto é www.our-shurijo.org.

FONTE : NHK PORTUGUÊS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *