Prefeitura distribui 1.500 repelentes para grávidas durante o pré-natal

A Prefeitura de Garça, por meio da Secretaria Municipal de Saúde está distribuindo repelentes às gestantes que fazem o acompanhamento pré-natal nas unidades de saúde do município. O objetivo é proporcionar maior proteção a essas mulheres e a seus bebês contra as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, que, além da dengue, também é transmissor do vírus zika, causador da microcefalia em recém nascidos, da chikungunya e da febre amarela.

Foram adquiridos pela Prefeitura 1500 repelentes que serão entregues as pacientes durante as consultas. “Para que os repelentes cheguem até as mãos das gestantes, fizemos uma pareceria com a Sociedade Beneficente Caminho de Damasco (SBCD), gestora dos serviços de Atenção Básica de Saúde na cidade. Os frascos, já a partir desta semana, estão sendo distribuídos individualmente durante o pré-natal”, explicou a secretária municipal de Saúde, Nátalli Gaito Cruz. 

Esta é mais uma ação de Garça em proteção aos munícipes. A cidade já registra 643 casos de dengue, ultrapassando os números de todo o ano passado.  

Com relação ao vírus zika, apesar da estabilização do número de casos registrados no Brasil, a doença é extremamente preocupante. O Boletim Epidemiológico da Síndrome Congênita associada à infecção pelo vírus zika (SCZ), do Ministério da Saúde, mostra que em 2019, até outubro, foram confirmados 55 casos, dos quais 29 foram de recém-nascidos ou crianças nascidas neste ano; 3 evoluíram para óbito. Nos últimos quatro anos, no total foram confirmados 3.474 casos no país. Destes, 954 foram confirmados em 2015; 1.927 em 2016; 360 em 2017; 178 em 2018.

“Mesmo com a distribuição dos repelentes, é importante que as gestantes adotem medidas simples que possam evitar o contato com o Aedes aegypti, como eliminar recipientes que possam acumular água parada e que possam servir de criadouros para as larvas do mosquito”, finalizou a secretária de Saúde de Garça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *