Prefeitura inicia hoje a segunda fase da vacinação contra a gripe

Além de algumas USFs e UBSs, a vacinação também acontecerá no sistema drive thru

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, inicia hoje (quinta-feira, dia 16), a segunda fase de vacinação contra a gripe.

Após a vacinação de idosos e profissionais da saúde que alcançaram a meta de vacinação, nesta segunda fase serão imunizados caminhoneiros; motoristas de transporte coletivo e portuários, que atuam nos serviços essenciais e estão mais vulneráveis à doença; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

“A vacina é composta por vírus inativado e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). Ela, porém, não tem efeito para o novo coronavírus”, explicou a responsável pelo Programa Municipal de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Renata Rodrigues Plácido.

As vacinações acontecerão nas seguintes unidades de saúde: UBS Planalto, USF Santa Augusta, USF CDHU/São Bento, USF Santa Paula, USF Marajó, USF Argolo Ferrão, UBS Alto Cafezal, UBS Bandeirantes, UBS São Judas, USF Altaneira, USF Jânio Quadros e UBS Santa Antonieta, Santa Antonieta III e Liliana.

Para a população da zona rural e dos distritos, as vacinas acontecerão nas seguintes unidades: USF Amadeu Amaral, USF Flamingo, USF Avencas, USF Lácio, USF Dirceu, USF Santa Helena, USF Rosália, USF Nóbrega, USF Vida Nova Maracá e USF, Padre Nóbrega I e II
Renata Rodrigues Plácido informa ainda que a secretaria de Saúde, a pedido do prefeito Daniel Alonso, também disponibilizará nesta quinta-feira (16) e sexta-feira (17), entre 8h e 12h, a vacinação contra a gripe no sistema drive thru, no pátio da Comunidade
Cristã Ágape, localizada na rua Andrade Neves, 85, no Jardim Maria Izabel, zona leste da cidade.

O prefeito Daniel Alonso disse que, em razão de um redirecionamento feito na rede municipal de saúde para atendimentos de casos suspeitos de coronavírus, as outras unidades de saúde não citadas acima não estarão aplicando as vacinas e, por isso, pediu mais uma vez que houvesse vacinação no sistema drive thru. “Além da comodidade de quem for ser vacinado de nem precisar sair do carro, o drive thru evitará também aglomerações nas unidades que estão aplicando a vacina”, afirmou o chefe do Executivo.

A próxima fase de vacinação terá inicio no dia 9 de maio, o chamado dia D de vacinação, quando todas as unidades acima estarão abertas das 8h às 17h, sendo que serão vacinados professores das escolas públicas e privadas; crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto); povos indígenas; adultos de 55 a 59 anos de idade; e pessoas com deficiência.
A campanha de vacinação contra a gripe seguirá em todo o país até o dia 23 de maio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *