Prefeitura lança campanha de incentivo ao uso de bicicletas

Campanha visa reduzir aglomerações em transportes público e melhorias ambientais

Considerado serviço essencial ao município, a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, vem incentivando seus servidores a utilizarem bicicletas como meio de transporte, visando benefícios à saúde dos usuários, bem como gerar impactos positivos ao meio ambiente. Para isso, um bicicletário foi instalado na secretaria, de forma acessível a quem deseja participar da ação.

O projeto visa duas ações necessárias no momento, sendo a redução de aglomerações nos transportes coletivos, para pessoas que precisam sair de casa para trabalhar em serviços essenciais, e a diminuição dos gases efeito estufa na atmosfera. “Com isso, além de evitarmos aglomerações que facilitam a transmissão do Coronavirus, também aproveitamos para combater a poluição”, afirmou o prefeito Daniel Alonso.

O secretário do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Vanderlei Dolce, disse que a epidemia do Covid-19 pegou todos de surpresa mas, com o passar dos dias, está sendo possível entender como esse vírus se propaga.

Explicou ainda que a secretaria trabalha com serviços essências à população, como coleta de lixo, varrição e limpeza das ruas, além das fiscalizações que cumprem as legislações para evitar a propagação dessa doença.

“Não podemos parar, pois nos cabe garantir a ordem e a tranquilidade dos cidadãos nesse momento difícil. Assim, estamos incentivando nossos servidores que venham trabalhar de bicicletas, evitando aglomerações em transportes públicos, além é claro de cuidar da saúde, evitando o sedentarismo”, afirmou o secretário.

MUNICÍPIO VERDE AZUL

Outro benefício considerado através dessa ação refere-se às questões ambientais, uma vez que os veículos automotores produzem gases perigosos, como o CO e CO2, e estes são expelidos através da combustão dos motores, poluindo a atmosfera e causando problemas respiratórios à população.

Ainda segundo Vanderlei Dolce, a prefeitura está melhorando a arborização urbana através de novos plantios e vem desenvolvendo leis que promovem cuidados ambientais. Uma dessas leis é o Plano de Arborização Urbana, antes inexistente, que trará novas diretrizes quanto aos espaços ocupados pelas mudas, além de demonstrar as espécies adequadas para o plantio, considerando a estrutura urbana, como fiações e redes de água e esgoto.

“Nosso objetivo é melhorar a qualidade do ar e amenizar o clima na cidade, reduzindo a temperatura com o sombreamento. Somado a esses plantios, o incentivo ao uso de bicicletas visa reduzir a emissão de gases nocivos na atmosfera, o que permitirá a nossa população ter uma melhor qualidade de vida, além de evitar o sedentarismo”.

Segundo o chefe do Meio Ambiente e interlocutor do Programa Município Verde Azul, Cassiano Rodrigues Leite, esse incentivo traz resultados imediatos, tanto para quem utiliza a bicicleta como meio de transporte, cuidando da saúde, como para os demais moradores que ganham um ar menos poluído, evitando assim problemas respiratórios.

“Toneladas de monóxido de carbono e dióxido de carbono são lançados diariamente pelos veículos em nossa cidade. As folhas das árvores capturam esses gases e nos devolvem em oxigênio, mas ainda estamos corrigindo a carência de arborização urbana em nosso município, o que levará algum tempo até que novas mudas desenvolvam-se e possam colaborar neste processo”.

Cassiano afirmou também que ações que promovam a redução na emissão destes gases nocivos são bem-vindas e precisam ser demonstradas à população, no intuito de que todos entendam a importância deste processo e participem, quando possível, com o uso de bicicletas.

“Outra forma de colaborar é priorizar o abastecimento dos veículos Flex por etanol, uma vez que este combustível emite menos gases poluentes que os demais combustíveis de origens fósseis”, explicou Cassiano
Vanderlei Dolce acompanhou a adesão dos servidores nesta ação e considerou satisfatório esse início, em que solicitou ao prefeito Daniel Alonso, a extensão da campanha às demais secretarias e prédios públicos, para que também recebam bicicletários e mais pessoas possam utilizar bicicletas como meio de transporte no município.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *