Prefeitura realiza Formatura do Telecentro/AcessaSP 2019 nesta sexta-feira à tarde na Biblioteca Municipal

Irão se formar 35 alunos, sendo 27 do curso básico e oito do avançado

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, realiza nesta sexta-feira (28), às 15h, na Biblioteca Municipal “João Mesquita Valença”, mais uma formatura das turmas dos Cursos de Informática Básica e Avançada para terceira idade: “Terceira Idade na Era Digital” – Telecentro Marília e “3ª Idade On” – AcessaSP.

Irão se formar 35 alunos, sendo 27 do curso básico e oito do avançado. Desde a inauguração dos cursos, 493 alunos da terceira idade foram capacitados pelo Telecentro Marília e AcessaSP.

O curso de informática básica “Terceira Idade na Era Digital” – Telecentro Marília é um Programa permanente criado em 28 de abril de 2010, pela Prefeitura Municipal – através da Secretaria de Cultura, que disponibiliza 10 computadores e uma equipe capacitada para promover inclusão digital à terceira idade de nossa cidade. O curso tem como instrutores, os professores Pedro Matos Teixeira, André Sanches Cibantos Júnior e Mônica Caniatto.

Totalmente gratuito, o curso é voltado para o aprendizado de informática de senhores e senhoras que nunca tiveram contato com o computador ou que já possuem alguma noção. Dividindo-se em duas etapas, o curso básico do Telecentro tem duração de seis meses e as aulas ocorrem duas vezes por semana, com carga horária de duas horas cada.

Ao término do curso básico os alunos são encaminhados automaticamente para o avançado, que acontece no Posto do AcessaSP, localizado nas dependências do Espaço Cultural (Av. Sampaio Vidal – em frente ao Senai). O curso avançado tem duração de três meses e ocorre uma vez por semana, com carga horária de duas horas.

O responsável pelo programa Pedro Matos Teixeira diz que o curso tem uma procura muito grande, pois os alunos que já se formaram indicam-no aos seus amigos e parentes aumentando a lista de interessados em cursá-lo.

“O curso é formatado para atender as necessidades do público, tanto no básico, onde aprenderão a ligar/desligar o computador, criar pastas, digitar, salvar documentos, entre outras tarefas, quanto no avançado (o qual é voltado totalmente à Internet), em que aprenderão a fazer uso de redes sociais, navegar e realizar compras na web com segurança, consultar sites de pesquisa (Google), assistir vídeos do YouTube, criar e utilizar e-mail, entre outros assuntos incluídos na grade de programação do curso”, disse Pedro.

Segundo o secretário da Cultura, André Gomes Pereira, além do conteúdo visto nas aulas, os alunos têm a possibilidade de aprofundar seus conhecimentos com livros temáticos do acervo da biblioteca, bem como praticarem o que foi aprendido nos computadores de acesso livre disponibilizados no piso 3 do prédio.

“Existe, ao longo das aulas, uma intensa troca de experiências e aprendizados entre os participantes, o estabelecimento de laços de amizade, e maior proximidade com o universo da Biblioteca Viva. Queremos parabenizar os formandos e reafirmamos que a Secretaria da Cultura está sempre em movimento para garantir à população um amplo acesso ao conhecimento e à cultura”, disse o secretário.

Os interessados em realizar o curso devem entrar em contato pelo telefone: (14) 3454-7434 e falar com Pedro ou André, ou comparecer à Biblioteca Municipal, localizada na rua São Luiz, 1.295, esquina com a rua São Carlos, no centro de Marília.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *