Prefeitura realizará homenagem a Luiz de Souza Leão na segunda

A Prefeitura de Tupã, através da Secretaria Municipal de Cultura, realizará na próxima segunda-feira (23), a tradicional homenagem póstuma ao fundador da cidade, Luiz de Souza Leão.A solenidade, que acontece no Solar, a partir das 9 horas, será aberta pelos músicos da Banda Marcial “Maestro Antônio Boschin”com apresentações temáticas e repertórios selecionados para o dia.

A solenidade também contará com a presença de alunos da escola estadual “Luiz de Souza Leão”, autoridades municipais, representantes do Tiro de Guerra, além de familiares do fundador e da gerente-geral do Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, TamimiBorsato.

    Tamimi destacou a importância da homenagem em memória do fundador da cidade. “A homenagem simboliza o dia da morte de Luiz de Souza Leão sendo este também o mês da árvore. Como Luiz era um amante da flora, o que vemos em seu Solar, estaremos fazendo um plantio de árvores no jardim do Solar”, explicou. Ela ressaltou ainda o orgulho de ajudar a manter viva a figura do fundador de Tupã e preservar a história da cidade. “A preocupação dele era deixar a historia de Tupã em livros e em nossa mente, e, sem dúvidas ele conseguiu. Ele ‘plantou o museu’, com o objetivo de deixar nossa historia em um local apropriado para guardar e zelar, além disso, também deixou sua própria casa para que a história não morresse e continuasse através de seus filhos e familiares”, completou.

O secretário municipal de Cultura, Duda Gimenez,convidou a todos para a solenidade e lembrou que Souza Leão sempre valorizou a cultura e história, chegando, inclusive, a doar o Solar, que foi sua residência, para o município.“Luiz foi um defensor da cultura e da história do nosso município, e teve como objetivo manter esse legado da cidade para eternizar a história através de prédios, livros e histórias”, comentou Duda.

     Já o prefeito Caio Aoqui destacou que a homenagem deve ser prestigiada por todos, e salientou a dedicação de Luiz de Souza Leão. “Reconhecer nossa história e saber de onde viemos é o primeiro passo para um futuro cada vez mais próspero. Convido a todos para participar e prestigiar este momento tão especial para nós tupãenses. Gostaria de parabenizar também a equipe do Solar, que anualmente recepcionam e proporcionam momentos de reflexão e conhecimento sobre a história e o fundador da nossa cidade”, convidou

  Para mais informações sobre o Solar Luiz de Souza Leão e demais atividades da Secretaria Municipal de Cultura, basta se dirigir até a sede, localizada na Avenida Tamoios nº 1685 ou ainda pelo telefone (14) 3491-3015.

Luíz de Souza Leão e Solar Souza Leão

  O Solar Luiz de Souza Leão é um dos locais históricos mantidos pela Prefeitura de Tupã, e gerenciado através da Secretaria Municipal de Cultura. O local, residência do fundador da cidade, Luiz de Souza Leão, foi construído em 1935, e está situado entre as ruas Caingangs, Coroados, Guaianazes e Guaranis.

  Em 18 de julho de 1972, foi publicado no Diário Oficial o tombamento do prédio, que desde 1964 havia sido solicitado por Luiz de Souza Leão, e com a morte dele o Solar seria doado à prefeitura, tombado e sediaria o Museu Índia Vanuíre.

    Um dos sonhos do fundador era a entrega do Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre em vida. Outro sonho era que fosse enterrado no quintal de sua casa (Solar), e esse desejo foi realizado.Muitos acreditam que Luiz de Souza Leão está sepultado de pé, mas essa é apenas uma das muitas histórias que envolvem o fundador da cidade, que na realidade está enterrado deitado no Solar.

  Vale destacar que o museu foi inaugurado na manhã do dia 21 de setembro de 1980, e no mesmo dia, durante a tarde, foi dada a notícia do falecimento do fundador da cidade, aos 79 anos. Além disso, é importante lembrar que ele morou no Solar até seu falecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *