Premiê do Japão é reeleito presidente do principal partido da coalizão governista do país

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, foi reeleito presidente do Partido Liberal Democrático (PLD), a principal sigla da coalizão governista do país. A reeleição deve colocá-lo no caminho para se tornar o premiê com mais longa duração no cargo no Japão.

Na disputa por 810 votos, Abe obteve 553, ao passo que Shigeru Ishiba, um experiente legislador do PLD, ficou com 254.

Após o resultado, Shinzo Abe conversou com legisladores da sigla. Ele disse: “Enquanto lido com todas as questões da era do pós-guerra, vou solidificar a paz e estabilidade neste país. Além disso, estou determinado a trabalhar arduamente para emendar a Constituição. Também quero encarar o desafio de criar um novo Japão. Juntamente com pessoas que compartilham do mesmo pensamento, vou me esforçar ao máximo para legar às próximas gerações um país repleto de esperança e orgulho”.

Abe conquistou o apoio de mais de 80% dos legisladores do Partido Liberal Democrático e de cerca de 55% dos membros da sigla em todo o país que não são legisladores.

Ishiba, por sua vez, acirrou a disputa, obtendo em torno de 45% dos votos da base do PLD. Ele pregou a restauração da confiança pública na política, fazendo menção a escândalos de favoritismo enfrentados pelo primeiro-ministro.

FONTE : NHK PORTUGUÊS

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *