Premiê quer aprovação de projeto de lei para trazer mais trabalhadores estrangeiros ao Japão

O primeiro-ministro do Japão expressou determinação de obter a aprovação, no atual período legislativo do Parlamento, de projeto de lei para autorizar o ingresso de mais trabalhadores estrangeiros no país.

Em encontro com autoridades do governo e políticos da coalizão governista, Shinzo Abe afirmou que vai explicar detidamente ao Parlamento a necessidade de modificar a Lei de Controle de Imigração. Começa terça-feira, na Câmara Baixa, a discussão do projeto de lei, em sessão plenária da qual o premiê pretende participar.

Abe declarou que o projeto de lei será um modo de dar solução imediata à falta crônica de trabalhadores no Japão. Explicou que pretende obter a sua aprovação ao mesmo tempo em que tornará seus detalhes compreensíveis para o público.

O presidente do Partido Komei, parceiro minoritário da coalizão, pediu união ao governo e às siglas governistas para que o projeto se transforme em lei ainda no atual período legislativo do Parlamento.

Natsuo Yamaguchi pediu ao governo que promova uma discussão sincera, de modo a afastar vários receios relacionados.

O Japão já acolhe alguns profissionais do exterior altamente qualificados, como professores universitários. A modificação proposta prevê o acesso de mais estrangeiros a empregos nos quais predomina o trabalho braçal.

FONTE : NHK PORTUGUÊS

    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *