Projeto Curumim atendeu cerca de 1.200 crianças em 2019

O Projeto Curumim, iniciativa mantida e executada por equipes das 3 Unidades Básicas de Saúde e 12 Unidades de Saúde da Família do município, atendeu cerca de 1.200 crianças de Tupã em 2019. A iniciativa conta também com o apoio de médicos pediatras e equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) e promove o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil.

De acordo com Simone Veronez Bauer, diretora do Departamento de Atenção Básica de Saúde, a visita à mãe, recém-nascido e família, antes da alta ou nos primeiros dias em sua residência, fortalece o elo entre a equipe de Atenção Primária à Saúde e a família do recém-nascido.

 “O primeiro contato e apoio do profissional para a caminhada dessa nova etapa está voltado para ações de prevenção e promoção da saúde. É compreendido por orientações e auxílio no aleitamento materno, primeiros cuidados com recém-nascido, agendamentos de imunização, realização de triagem auditiva e neonatal (‘Teste da Orelhinha’ e do ‘Pezinho’)”, salientou.

            Simone também informou que o projeto conta com avaliação do crescimento e desenvolvimento infantil de forma precoce, para garantir e qualificar a assistência à mãe, criança e familiares. Segundo ela, o objetivo do projeto é promover o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil.

 “O projeto se mantém nas diversas Unidades de Saúde do município, com acompanhamentos direcionados para o crescimento e desenvolvimento infantil, incentivando o aleitamento materno e promovendo um vínculo entre equipe e a população. Atualmente, o Curumim conta com 1 auxiliar de enfermagem que faz a primeira visita na maternidade; além de toda equipe de enfermagem das unidades de saúde e 4 pediatras”, destacou.

O secretário municipal de Saúde, César Donadelli, destacou a importância do acompanhamento que o projeto Curumim realiza e seu impacto no desenvolvimento infantil e qualidade de vida do bebê.

“O acompanhamento que o projeto Curumim realiza é fundamental para manter o desenvolvimento infantil adequado, possibilitando que as crianças cresçam saudáveis e tenham uma boa qualidade de vida. Esta iniciativa contribui para a redução da mortalidade infantil, aumento da qualidade do desenvolvimento das crianças e possibilita que os bebês tenham um acompanhamento desde as primeiras horas de vida”, destacou.

O prefeito Caio Aoqui enfatizou a atenção que a Administração Municipal tem com a Saúde e destacou o pioneirismo da cidade neste projeto. Ele também salientou a importância deste para o desenvolvimento infantil, acompanhamento, assistência às famílias e promoção de uma maior qualidade de vida para os recém-nascidos.

“O Curumim favorece o crescimento infantil com qualidade em nossa cidade, além de estreitar os laços entre a população e serviço público desde o nascimento. Sabemos da importância de oferecer serviços e atendimento de Saúde com qualidade para os munícipes e, por isso, temos orgulho de oferecer esta iniciativa para as mães e recém-nascidos”, destacou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *