Rússia teria construído moradias militares em ilhas sob disputa com Japão

A Rússia teria construído moradias militares nas ilhas Etorofu e Kunashiri, duas das quatro ilhas em posse de Moscou.

O lado russo controla as ilhas. O Japão as reivindica. O governo japonês sustenta que elas são parte inerente do território do país. Diz que as ilhas foram ocupadas ilegalmente depois da Segunda Guerra Mundial.

Na segunda-feira, a agência estatal de notícias russa Tass informou que o Ministério da Defesa havia revelado quatro novos complexos residenciais nas ilhas. Disse que 188 famílias devem se mudar para lá na próxima semana. A reportagem diz que duas instalações semelhantes estão programadas para ser construídas em Etorofu, além de uma em Kunashiri, no ano que vem.

Ainda na segunda-feira, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, conversou com repórteres acerca de negociações sobre um tratado de paz com o Japão.

Ele disse que a assinatura de um tratado de paz com base na declaração de 1956 significa que o lado japonês reconhece integralmente os resultados da Segunda Guerra Mundial. Lavrov reiterou que a Rússia não está ocupando as ilhas ilegalmente, mas que elas se tornaram território do país com base nos resultados da guerra.

Acredita-se que as mais recentes movimentações de Moscou e as declarações de Sergei Lavrov sejam uma tentativa de manter Tóquio sob controle em antecipação a uma possível reunião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *