SAÚDE CONQUISTA VAN PARA TRANSPORTE DE ATÉ TRÊS CADEIRANTES SIMULTANEAMENTE

Secretaria da Saúde não tinha nenhum veículo com acessibilidade até o início de 2017

Está em fase de licenciamento e incorporação no Serviço de Transportes da Saúde a van com plataforma, conquistada pelo município para o transporte de cadeirantes. A carroceria adaptada permite até três cadeirantes simultaneamente. Até o ano passado, quando adquiriu um micro-ônibus com plataforma, a saúde municipal não tinha nenhum veículo com esse tipo de recurso.

O investimento de R$ 183,9 mil é do Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência. Durante inauguração no sábado (15), no novo serviço de transportes, o prefeito Daniel Alonso detalhou o avanço.

“Nossos cadeirantes eram transportados em peruas (modelo Kombi), ou seja, uma situação de desconforto aos usuários. Agora temos o micro-ônibus (duas cadeiras) e essa nova van. É importante ressaltar que, antes desse investimento, não havia um único veículo com plataforma na Saúde de Marília, o que nos deixou muito preocupados”, disse Daniel Alonso.

Conforme o secretário municipal da Saúde, Ricardo Mustafá, a atuação do vereador Maurício Roberto e do deputado federal Guilherme Mussi agilizou a liberação do furgão para Marília. O apoio parlamentar no Ministério da Saúde já contribuiu para renovar a frota básica do Samu, atraiu recursos para cirurgias, entre outros benefícios.

“Estamos muito agradecidos ao vereador Maurício e ao deputado Guilherme Mussi. Acreditamos que ninguém faz nada sozinho. Inúmeros municípios têm a necessidade desses recursos, mas com a devida representação política, conseguimos levar a Brasília as reivindicações de Marília”, destacou o secretário.

“CER PARCEIRO”

Ednalva Nascimento, coordenadora de projetos da Secretaria da Saúde, destaca que o Ministério da Saúde aprovou o pedido, reconhecendo o CER (Centro Especializado de Reabilitação da Unesp como único serviço de reabilitação especializado (contratado) em Marília, sob gestão municipal.

O convênio foi assinado no ano passado permitiu que usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) pudessem usufruir de uma ampla estrutura material e humana, para terapias relacionadas às aeras de fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional.

Embora vinculada ao CER, a nova van fará também o transporte de pacientes para o Centro de Reabilitação Lucy Montoro (estadual) e a Unidade Municipal de Fisioterapia (gestão própria). ´

Com o micro-ônibus e a van, o município pode transportar até cinco cadeirantes simultaneamente. Para o início do próximo ano, outro furgão do mesmo modelo é aguardado, como resultado de emenda parlamentar do deputado Walter Ihoshi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *