Saúde vai abrir unidades neste sábado para vacinação contra Pólio e Sarampo

Vigilância Epidemiológica atualizou informações de cobertura local nesta manhã; cidade está com 85%

Marília terá unidades de saúde abertas neste sábado (1), das 8h às 14h, na Campanha Nacional de Vacinação Contra Pólio e Sarampo.

A informação foi divulgada pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, que também informou a atualização na cobertura local: a cidade já vacinou 85% das crianças. A USFs Padre Nóbrega também participa da ação. Os demais distritos, já bateram a meta.

Oficialmente estava previsto o encerramento da campanha neste dia 31 (sexta-feira), porém, diante da necessidade de ampliar cobertura no país, o Ministério da Saúde orientou os estados e municípios para mais uma abertura em data e horário especial.

A meta nacional é de 95% das crianças com mais de um ano e menos de cinco anos. A enfermeira Renata Rodrigues Plácido, responsável pelo programa de imunização da Secretaria Municipal da Saúde, informa que Marília está acima da média da maioria dos municípios do país, porém ainda busca mais crianças.

“Temos informações de que a meta só foi batida em pequenos municípios, onde as equipes de saúde conhecem, nominalmente, todas as crianças de sua localidade. A busca ativa é uma ação importante que estamos fazendo, porém em municípios médios como o nosso esse trabalho é menos efetivo”, disse a enfermeira.

A busca ativa, em Marília, fez o município bater a meta nos distritos de Dirceu, Fazenda do Estado (USF Santa Helena), Rosália e Avencas. Já Padre Nóbrega, com população maior, ainda busca parte de seu público-alvo.

Envolvimento com a Educação, divulgação nas empresas, parcerias com clubes de serviço (como o Rotary Club), foram algumas das estratégias em Marília que, conforme Renata, permitiram a cobertura de 85%.

“Vamos buscar essas últimas crianças nestes próximos dias. Pedimos que as pessoas compartilhem essa informação para que todos sejam imunizados. O chamamento é para crianças com mais de um e menos de cinco anos”, declarou Renata.

BALANÇO

Em relação à Polio, Marília já vacinou 8.866 crianças de um total estimado em 10.396 (96,51% do total). Das que foram vacinadas, 66,01% têm um ano; 92,02% têm dois anos de idade; 96,51% já completaram três anos e 90,40% têm quatro anos.

No “vacinômetro” de Marília, o indicador da dose contra o sarampo (tríplice viral) aponta 8.797 crianças, de um total estimado em 10.396 (84,62% do total). Das que foram vacinadas, 64,60% têm um ano; 91,50% têm dois anos de idade; 96,10% já completaram três anos e 90,23% têm quatro anos.

CADERNETA EM DIA

Renata explica que esta campanha é um reforço à imunização feita na rotina. “Por exemplo, se a criança já tomou a tríplice viral com um ano (primeira dose) e um ano e três meses (segunda dose), seguiu o calendário certinho, mas, mesmo assim, precisa ser imunizada agora neste reforço, se já completou 30 dias da última”, explica.

Na dúvida, os pais devem levar as crianças com a caderneta de vacina e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde). Adultos que não foram imunizados na infância também podem tomar a tríplice viral: até os 29 anos (duas doses) e entre 30 e 49 anos (uma dose).

   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *