Secretaria de Cultura inicia Projeto Arte nos Postes

A Prefeitura de Tupã, através da Secretaria Municipal de Cultura, deu início, na semana passada, a um projeto de valorização de arte indígena. O objetivo é ornamentar os postes da avenida principal da cidade, através de grafismos e ideogramas indígenas.

O projeto idealizado na Secretaria Municipal de Cultura tem como principal objetivo ornamentar os postes da cidade, não só valorizando a cultura, mas também fortalecendo a identidade indígena no município. Para isso, foram desenhados ideogramas e grafismos indígenas das tribos Caingangs e Krenaks nos postes da avenida Tamoios, iniciando na quadra da Secretaria Municipal de Cultura.

Os desenhos foram feitos pelo funcionário da Secretaria Municipal de Cultura, Tiago Conechu Vara, que é indígena e artista plástico. Segundo ele, os desenhos são da etnia Krenak e apresentam vários significados.

Tiago contou um pouco de sua história com a pintura e a cultura indígena em geral. “Eu aprendi com os meus amigos da aldeia, pois eu sempre quis aprender um pouco da cultura, já que eu nasci na cidade e só fui descobrir que era índio depois dos 15 anos. Por isso, eu tive que estudar o sentido de cada desenho, de cada cor, e aqui estou hoje. Faço qualquer tipo de pintura corporal, pintura em paredes, etc.”, contou.

O artista também destacou a importância do projeto e de sua participação nesta iniciativa. “Eu me sinto orgulhoso, pois é uma oportunidade única de estar podendo mostrar a arte indígena. Muita gente parou para apreciar nossa arte e poder reviver essa cultura, que por alguns anos ficaram esquecidas”, destacou.

O chefe de setor de museus, André Prado, destacou a iniciativa e a importância de se preservar a cultura. “Projetos como esse devem ser mais frequentes, pois é desta forma que se promove a curiosidade a respeito pela cultura indígena, e consequentemente desperta interesse pela cultura indígena”, destacou.

O secretário municipal de Cultura, Renato Gonzalez, destacou que a iniciativa busca a valorização da cultura indígena e simultaneamente a ornamentação da avenida principal da cidade. “O objetivo da iniciativa é valorizar a cultura indígena, que possui um peso muito grande na história do país, e especialmente da cidade. Além de valorizar a cultura o projeto irá ornamentar a avenida Tamoios, que é a principal via da cidade e merece um atrativo temático”, destacou.

Mais informações sobre os projetos da Secretaria Municipal de Cultura de Tupã estão disponíveis na página da Secretaria Municipal de Cultura de Tupã “Secretaria Municipal de Cultura de Tupã”, pelas hashtags de cada projeto, Instagram @secretariadeculturatupa e pelo telefone (14) 3491-3015.

FONTE : TUPÃ CITY

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *