Semana inicia com previsão de 40°C nas regiões leste e o oeste do Japão

As temperaturas extremas, registradas no fim de semana, continuam nesta segunda-feira (16) no Japão, marcada pelo feriado de Dia do Mar.
No domingo (15), as máximas passaram de 38°C em províncias como Tóquio e Gifu.
Nas regiões leste e oeste, incluindo as províncias afetadas recentemente pelas chuvas torrenciais, os termômetros estavam assim de 35°C durante o dia.
Segundo informações da Agência de Meteorologia do Japão (JMA, na sigla em inglês), as temperaturas devem seguir de forma semelhante nesta segunda-feira.
A JMA informou que os termômetros devem chegar a 38°C em Nagoia (Aichi), Quioto, Gifu, Maebashi (Gunma), Kofu (Yamanashi), Kumagaya (Saitama) e Hita (Oita).
Em Okayama e Nara, a máxima esperada é de 37°C; Em Osaka e Fukushima, os termômetros devem chegar a 36°C no período mais quente do dia.
Em Hiroshima e Tóquio, a previsão é de máximas de 35°C e os termômetros devem ficar em 34°C em Matsuyama (Ehime). A JMA informou que, em algumas localidades, os termômetros podem chegar a 40°C, elevando os riscos de hipertermia.
De acordo com uma reportagem da emissora NHK, a principal preocupação continua nas regiões afetadas recentemente pela chuva, como Okayama e Hiroshima, onde há trabalhadores expostos ao sol, focados nas atividades de reconstrução e famílias nos abrigos.
Para evitar a hipertermia, que é um perigoso aumento da temperatura corporal, a recomendação é evitar exposição prolongada ao sol ou locais abafados por um longo período. É recomendado ainda tomar água com frequência, mais do que o comum.
As altas temperaturas também podem gerar repentinas instabilidades no tempo, provocando tempestade, com chuvas fortes e queda de raios. Nas áreas atingidas pelas chuvas, ainda há risco de deslizamento e inundações, principalmente devido a irregularidades que foram causadas no solo em algumas regiões.
FONTE : ALTERNATIVA ON LINE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *