Sobre o resultado do Desafio das Cidades 2020

Na semana passada, o WWF-Brasil divulgou que a cidade do Rio de Janeiro foi destacada na categoria nacional do concurso Desafio das Cidades pelo Planeta (One Planet City Challenge ou OPCC, na sigla em inglês). A iniciativa do WWF Internacional, em parceria com o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e o CDP (Carbon Disclosure Project), tinha também Belo Horizonte e Fortaleza como cidades brasileiras finalistas desta edição.

Em relação ao resultado do Desafio das Cidades pelo Planeta2020 e em consideração às reações recebidas de parceiros e grupos de interesse, o WWF-Brasil faz os seguintes esclarecimentos sobre o funcionamento do referido concurso:

  • Desafio das Cidades é uma competição global, que visa incentivar cidades e municípios a reportarem esforços na agenda de mudança do clima.
  • O objetivo do concurso é incentivar que mais cidades se comprometam a desenvolver, adotar e reportar seus planos de mitigação e adaptação na questão das mudanças climáticas, dando um passo a mais para limitar o aquecimento global a 1,5oC.
     
  • A competição é voluntária e baseada no reporte autodeclaratório das cidades. A avaliação do reporte inclui evidências técnicas documentais como inventário de emissões, plano de mitigação e plano de adaptação, inseridas na plataforma.
     
  • A partir da análise realizada pelo WWF e pelo ICLEI, são definidos três representantes de cada país.
     
  • Com base na seleção mencionada anteriormente, um júri internacional composto por representantes de instituições da área ambiental faz a seleção da cidade com o melhor reporte de cada país.
     
  • Os critérios e procedimentos utilizados, assim como a composição do júri internacional, podem ser acessados aqui.

FONTE : WWF BRASIL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *