Sonda espacial japonesa Hayabusa2 faz pouso bem-sucedido em asteroide

A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (Jaxa) anunciou que sua sonda Hayabusa2 fez seu segundo pouso bem-sucedido no asteroide Ryugu. A sonda espacial cumpre uma missão sem precedentes de coletar amostras de rochas subterrâneas.

O Hayabusa2 iniciou sua descida a partir de uma altitude de 20 mil metros, na quarta-feira de manhã.

Às 10h, de quinta-feira, hora de Tóquio, a sonda se encontrava a cerca de 30 metros acima do asteroide. Ela ajustou sua posição utilizando dados de um sinalizador lançado antecipadamente à superfície, e efetuou a descida final no piloto automático.

Pouco antes das 11h, a Jaxa anunciou que o pouso havia sido bem-sucedido após analisar dados transmitidos pela sonda.

O Hayabusa2 estava programado para permanecer na superfície do Ryugu por apenas alguns segundos. Nesse período, ele teria conectado a ponta de um coletor de amostras cilíndrico à superfície, disparado um projétil e coletado fragmentos de rochas.

Segundo Takashi Kubota, líder da equipe de pesquisa da Jaxa, a descida foi um enorme sucesso e a sonda deve, muito provavelmente, ter coletado algumas amostras de rochas.

O Hayabusa2 fez seu primeiro pouso em fevereiro para coletar amostras de rochas da superfície. Desta vez, ele vai coletar amostras de rochas subterrâneas ejetadas pelo impacto provocado por um objeto metálico disparado em direção à superfície do asteroide em abril, criando uma cratera artificial.

FONTE : NHK PORTUGUÊS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *