Tepco vai desmantelar reatores da usina nuclear Fukushima 2
Ela está localizada a cerca de 12 quilômetros ao sul do complexo Fukushima 1, que foi seriamente danificado pelo terremoto e tsunami de março de 2011. Todos os quatro reatores de Fukushima 2 estão desligados desde o desastre.
Na quinta-feira, o presidente da Tepco, Tomoaki Kobayakawa, informou o governador de Fukushima, Masao Uchibori, a respeito do plano no escritório do governo provincial.
Kobayakawa lembrou que tem havido rumores negativos sobre Fukushima e que muitos evacuados ainda não podem voltar para casa.
Ele disse a Uchibori que sua empresa decidiu que manter Fukushima 2 desligada atrapalharia os esforços de reconstrução na província.
A Assembleia Provincial de Fukushima havia adotado uma petição para desmantelar os reatores do complexo.
Já as Assembleias Municipais de Tomioka e Naraha, as cidades em que a usina nuclear está localizada, adotaram uma exigência similar. O governador Uchibori tem pedido repetidamente à Companhia de Energia Elétrica de Tóquio e ao governo central que providenciem o desmantelamento da usina.
Agora, a Tepco deve desmantelar todos os dez reatores existentes na província: seis em Fukushima 1 e quatro em Fukushima 2.