Termômetros registram 40ºC em cidade da região central do Japão

A onda de calor que persiste no leste e oeste do Japão fez com que os termômetros registrassem uma temperatura recorde, nesta quarta-feira, em uma cidade da província de Gifu, região central do país.

Segundo a Agência de Meteorologia, um forte sistema de alta pressão está cobrindo uma vasta área.

A temperatura mais alta – 40,7 graus centígrados – foi registrada, na quarta-feira à tarde, em Tajimi, província de Gifu.

Anteriormente, a temperatura mais alta havia sido registrada na cidade de Shimanto, província de Kochi, há cinco anos.

Na quarta-feira, os termômetros registraram 39,7 graus, em Toyota, e 39,2, em Nagoia, ambas situadas na província de Aichi.

Autoridades afirmaram que temperaturas extremas podem ser fatais, e advertiram para que as pessoas tomem medidas de precaução contra a insolação.

Especialistas aconselham as pessoas que se abstenham de praticar exercícios durante o dia, utilizem aparelhos de ar-condicionado em ambientes fechados, mantenham-se bem hidratadas e ingiram sal.

Advertiram ainda que os sobreviventes em áreas seriamente afetadas pelos recentes desastres desencadeados pelas chuvas e as pessoas engajadas em esforços de recuperação devem tomar muito cuidado, já que se encontram em circunstâncias severas.

FONTE : NHK PORTUGUÊS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *