Todos dizem: MP 910 Não!

O dia (12/05) foi um dia difícil para a floresta e seus povos, mas também foi um dia de provar que a mobilização social tem efeito. Mesmo em meio à pandemia, o Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, colocou em discussão a MP da Grilagem (MP 910/2019), que beneficia criminosos e desmatadores. Horas depois, concordou em adiá-la.

O adiamento da votação aconteceu graças à pressão popular e de organizações, artistas, cientistas, influenciadores e ex-ministros que, sem poderem ir às ruas e ao Congresso se manifestar contra os retrocessos ambientais, há algumas semanas têm se posicionado fortemente contra a MP 910 e pressionado os parlamentares através das redes sociais. 

Maia havia se comprometido em não pautar medidas sem acordo dos líderes, como é o caso desta MP, e que não estivessem focadas em conter a propagação da Covid-19, dada a limitação em que o Congresso opera neste momento, em que as votações estão seguindo online e sem qualquer chance de participação da sociedade civil. 

“Foi vergonhosa a sinalização que houve, da Câmara dos Deputados, de colocar em votação uma matéria que presenteia grileiros. Com a sociedade excluída do debate, sem participação e transparência”, diz Mariana Mota, especialista em Políticas Públicas do Greenpeace. 

Ela critica os deputados que, ao invés de concentrarem esforços para minimizar os impactos da pandemia, se debruçaram sobre uma matéria que pode agravar ainda mais a situação, pois aumenta o desmatamento e acirra a disputa de terras.

“Não bastasse o medo do vírus, os povos da floresta vão dormir também com medo dos grileiros, mais do que nunca empoderados com a sinalização que houve, no dia de hoje, para votar uma matéria que os presenteia”, diz Mariana. 

E agora?

Apesar da MP 910 não ter sido votada hoje, a matéria deve ser discutida pelos líderes, nos próximos dias, por meio de um Projeto de Lei. O Congresso tem na mão a decisão se vai compartilhar com o presidente Jair Bolsonaro o peso de apoiar propostas que beneficiam o crime, colocam a floresta e a vida das pessoas num risco ainda maior.

Vamos continuar pressionando! Sua ajuda é fundamental neste momento: escreva para o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e para os líderes dos partidos, dizendo que é contra a MP da Grilagem. MP 910 Não!

E-mail Rodrigo Maia: dep.rodrigomaia@camara.leg.br

Facebook:

fb.com/rodrigomaiarj

fb.com/perpetuaalmeida.acre

fb.com/DeputadoAndreFigueiredo

fb.com/DeputadoCarlosSampaio

fb.com/deputadoarnaldojardim

fb.com/wolneyqueirozpe

fb.com/pauloganime

fb.com/FredCostaDeputado/

Instagram:

@rodrigomaiarj

@perpetua_acre 

@depandrefigueiredo 

@marceloramospl 

@depcarlossampaio 

@arnaldojardimoficial 

@wolneyqueiroz 

@pauloganime 

@fredcostadep

@leandredalponte

Twitter:

@rodrigomaia

@perpetua_acre

@andrepdt12

@marceloramosam

@carlossampaio_

@ArnaldoJardim

@WolneyQueirozM

@pauloganime

@FredCosta5133

FONTE : GREENPEACE BRASIL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *