Tóquio e Osaka abrem reservas para vacinação de idosos em centros de imunização em massa

A partir desta segunda-feira, estão abertos agendamentos online para inoculações contra o coronavírus em locais de vacinação em massa em Tóquio e em Osaka.

O governo japonês designou as duas localidades para acelerar a campanha de vacinação do país. Os centros de inoculação em massa vão contar com pessoal das Forças de Autodefesa e as doses começarão a ser aplicadas em cidadãos idosos na próxima segunda-feira.

As reservas serão aceitas por meio de agendamento pelo site do Ministério da Defesa ou pelo aplicativo de mensagens Line.

Autoridades ministeriais afirmam que não houve nenhum grande empecilho até agora na marcação de reservas.

As Forças de Autodefesa vão enviar 180 profissionais médicos para o centro estabelecido em Tóquio e 100 para o de Osaka.

Com a ajuda de profissionais civis de enfermagem, a expectativa é de que os dois grandes centros ofereçam doses a até cerca de 15 mil pessoas por dia.

Na primeira semana, as reservas poderão ser feitas somente por cidadãos de 65 anos ou mais, residentes nos 23 distritos de Tóquio ou na cidade de Osaka. O motivo é evitar que haja congestionamento do tráfego online. A elegibilidade será expandida para Tóquio como um todo e para toda a província de Osaka na semana que vem.

Na terceira semana, idosos que residem nas províncias nos arredores de Tóquio de Saitama, Kanagawa e Chiba, bem como moradores das províncias de Kyoto e Hyogo, vizinhas de Osaka, também poderão fazer os agendamentos.

Serão permitidos a fazer as reservas somente indivíduos que tenham recebido cupons de vacinação de seus municípios de residência e que não tenham tomado a primeira dose.

Existe preocupação de que possa haver reservas duplas ou que outros problemas venham a ocorrer já que os sistemas de agendamento para os centros de vacinação em massa e os das municipalidades não estão conectados.

O Ministério da Defesa pede que quem fizer reservas duplicadas, cancele de imediato uma delas para evitar o desperdício de doses.

FONTE: NHK PORTUGUÊS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *