Uchinanchu no Hi

No dia 30 de Outubro se comemora o Dia Mundial do Uchinanchu, data implementada pelo falecido governador de Okinawa, Takeshi Onaga, no último dia do Festival Mundial Uchinanchu de 2016, evento que reúne de 5 em 5 anos, okinawanos e seus descendentes de todo o mundo.

Aqui no Brasil a comemoração do Dia do Uchinanchu, o Uchinanchu no Hi foi em um domingo, dia 27 de Outubro, na Associação Okinawa Kenjin do Brasil. A festa foi coordenada por Yudi Chinen e Bruno Hitoshi Teruya, juntamente com o Seinenbu e o Urizun. Evento de casa cheia, um grande público esteve presente e assistiu a diversas apresentações da cultura de Okinawa, minyo, buyo, bunomai, taiko, e por fim, a apresentação do grupo vindo diretamente de Okinawa, Lun Lun Balloon.

O grupo okinawano se apresentou duas vezes na sexta-feira na Japan House na Avenida Paulista e quem abriu a tarde de apresentações foram o grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko e apresentação de shishimai dos Seinens Santo André e Santa Clara, sábado se apresentaram em Santos e no domingo na AOKB durante o Uchinanchu no Hi. As apresentações tiveram a participação da escola Shiroma Kazue Ryubu Dojo. Todo o público se encantou com as esculturas feitas com balões que ornamentavam o cenário do espetáculo de dança, e até eram usados para fazer o hanagasá, o chapéu representando a flor típica de Okinawa usada na dança yotsudake. Um verdadeiro espetáculo de cores e formas.

FONTE : REVISTA MUNDO OK

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *