Usina nuclear ao norte de Tóquio passa em teste de segurança

Uma usina nuclear desativada na província de Ibaraki, ao norte de Tóquio, passou, na prática, em um teste de segurança. Entretanto, ela precisa ser aprovada em outras duas avaliações antes de completar 40 anos em novembro para evitar a possibilidade de descomissionamento.

A Autoridade de Regulação Nuclear do Japão finalizou o esboço da avaliação da usina Tokai 2 em uma reunião na quarta-feira.

Durante o encontro, foi explicado que a operadora da usina obteve recursos no montante de aproximadamente 1,6 bilhão de dólares, necessários para ampliar sua segurança. Todos os 5 representantes da autoridade supervisora que participaram da reunião concordaram que a usina atende às novas normas.

A usina está localizada a aproximadamente 110 quilômetros do centro de Tóquio, e é a mais próxima da capital. Cerca de 960.000 pessoas vivem dentro de um raio de 30 quilômetros da usina, a maior quantidade de habitantes nas proximidades de uma usina nuclear no Japão.

Os equipamentos de resfriamento do seu reator foram parcialmente danificados por um tsunami causado pelo forte terremoto de 2011.

A operadora da usina, a Companhia de Energia Atômica do Japão, apresentou um pedido para avaliação ao regulador nuclear em 2014, na esperança de reativar a instalação. 

FONTE : NHK PORTUGUÊS 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *