Vacinas contra sarampo, rubéola, caxumba e febre amarela estão disponíveis em Tupã

Doenças como o sarampo, a rubéola e a caxumba tinham sido erradicadas no Brasil. Entretanto desde o último boletim epidemiológico do dia 6 de junho de 2019, o país registrou cerca de 100 casos positivos das doenças. 

Nesta segunda-feira (10), a Secretaria de Saúde, seguindo o calendário estadual, começou a intensificar a vacinação contra a Tríplice Viral e a Febre Amarela. 

Neste primeiro momento a campanha visa atingir pessoas na faixa etária que vai de 12 meses a 58 anos, que ainda não tomaram nenhuma dose e necessitam atualizar a carteira de vacina. 

De acordo com a enfermeira da Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha não existiam casos de sarampo no Brasil, mas a doença está retornando por que muitas pessoas não estão em dia com suas carteiras de vacina. 

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão munidas com doses. 

Vacina Tríplice Viral

É uma combinação de vírus vivos atenuados contra o sarampo, a caxumba e a rubéola, apresentada sob a forma liofilizada, em frasco-ampola com uma ou múltiplas doses. forma Todos os três componentes desta vacina obrigatória são altamente imunogênicos e eficazes, dando imunidade duradoura por praticamente toda a vida. 

Vacina contra Febre Amarela

É constituída do vírus enfraquecido para não causar doenças em pessoas saudáveis, mas estimula o organismo a produzir proteção própria contra o vírus da infecção. 

A Febre Amarela é uma doença infecciosa grave, causada por um arbovírus (vírus transmitido por artrópodes), ela não é contagiosa, ou seja, não há transmissão de pessoa a pessoa. Sendo transmitida somente pela picada de mosquitos infectados com o vírus da febre amarela. Os principais sintomas são febres, dor de cabeça, dor no corpo, icterícia (condição que deixa os olhos, pele e mucosas amareladas), comprometimento do fígado, entre outros.

FONTE : TUPÃ CITY

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *