Vulcão ao sul do Japão está prestes a explodir; JMA ordena preparo para evacuação

O vulcão da ilha Kuchinoerabu, administrada pela província de Kagoshima, pode estar prestes a ter uma forte erupção.
Desde a madrugada desta quarta-feira (15), os tremores vulcânicos aumentaram e a atividade geológica chamou atenção da Agência de Meteorologia do Japão (JMA, em inglês).
De acordo com uma reportagem da emissora NHK, a JMA subiu o nível de alerta para 4, que significa que os moradores locais devem ficar preparados para a evacuação. Se o nível subir para 5, a evacuação terá de ser imediata.
Uma área de 3 quilômetros da cratera foi interditada e a atividade vulcânica está sendo monitorada constantemente na região. Durante esta madrugada e até as 10 horas da manhã, o órgão registrou a ocorrência de 26 tremores vulcânicos.
Houve ainda tremores de magnitude 1.9 que é considerado “grande” em uma área vulcânica. A JMA informou também que o epicentro foi o mesmo de tremores registrados antes da erupção ocorrida em 2015.
A JMA informou que uma erupção capaz de trazer grandes prejuízos aos moradores locais pode ocorrer em breve. A prefeitura local está informando os moradores da situação do vulcão e iniciando os preparativos para abrigar os refugiados da zona de risco se a situação se tornar mais perigosa.
A última forte erupção ocorreu em maio de 2015, quando todos os moradores da ilha tiveram que se refugiar fora dela.
NÍVEIS DE ALERTA PARA ERUPÇÕES VULCÂNICAS
1 – Vulcão ativo, mas adormecido, sem risco à população
2 – Não chegar perto da boca do vulcão
3 – Não se aproximar do vulcão
4 – Preparar evacuação
5 – Evacuar o mais rápido possível
FONTE :ALTERNATIVA ON LINE
  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *