WWF-Brasil apoia o Laboratório de Informação Geoespacial da UCDB

A Universidade Católica Dom Bosco, com apoio do WWF-Brasil, inaugurou em 21 de novembro de 2018 um laboratório de informação geospacial. Esta parceria abre diversas possibilidades de troca de conhecimentos, análises espaciais, produção cartográfica, pesquisas científicas e publicações voltadas à conservação da natureza.

O convênio foi viabilizado por meio da Agência de Inovação e Empreendedorismo da Católica (S-Inova). O WWF-Brasil doou 50 licenças do software ArcGis, programa de geoprocessamento de referência internacional, por um período de 05 anos. 
 Há 20 anos o WWF-Brasil trabalha com o levantamento de informações e a construção de uma base de dados sobre o Pantanal. Em 2017, foi iniciada uma parceria junto à UCDB para o aprimoramento deste trabalho e para seu uso na capacitação acadêmica. A publicação Bacia do Alto Paraguai – uso e ocupação do solo, lançada em 2017, foi um fruto dessa união. O estudo revelou em detalhes a situação de áreas ocupadas com atividades agropecuárias, tanto na planície quanto no planalto, chamadas de antrópicas, e também áreas naturais da região.

Além disso, calculou o volume de água e identificou pontos que foram vítimas de queimadas.Espera-se agora o desenvolvimento de novos mapas e de dados que auxiliem na tomada de decisões e no desenvolvimento de projetos para a preservação do bioma e o desenvolvimento sustentável da região.

FONTE :WWF BRASIL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *