GeralRegião

Prefeito visita secretarias estaduais e relata novidades sobre obras na cidade

Nos dias 1º e 2 de setembro o Prefeito de Garça, João Carlos dos Santos, esteve na capital paulista.

Na CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano – participou de audiência com o Secretário da Habitação, Flávio Âmari, e com o Diretor Marcelo Hercolin tratando do projeto que envolve o habitacional Garça O, relativo aos terrenos localizados na rua Brasil Joly, local onde também está sendo desenvolvido o Reconstruindo Vidas Borba Gato.

Um segundo assunto na CDHU foi o projeto de moradias de interesse social que aqui em Garça será desenvolvido em prédios com de 100 apartamentos. O local onde o empreendimento será construído é na rua José Augusto Escobar, próximo ao antigo buracão. O Prefeito explicou:

“A Prefeitura está finalizando a regularização do levantamento topográfico, confrontações e da parte judicial. Após esta etapa o projeto vai para a vitrine da CDHU onde as construtoras podem se manifestar e mostrar interesse no projeto.

A empresa que propor o menor preço por apartamento será autorizada a captar recursos junto à CEF – Caixa Econômica Federal – e será a responsável por executar a obra. Esta é mais uma parceria entre a Prefeitura de Garça e o governo do Estado de São Paulo, por meio da CDHU”.

No DAAE – Departamento de Águas e Energia Elétrica -, responsável pelo gerenciamento dos recursos hídricos no estado e vinculado à Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, o Prefeito foi recebido pelo responsável pela assessoria técnica da instituição, engenheiro Nelson Massakasu Nashiro.

Esta foi mais uma oportunidade em que o Prefeito falou sobre a resolução de um grave problema no município: o projeto de drenagem da região do bairro Cascata e Residencial do Bosque.

“Os projetos de micro e macro drenagem foram desenvolvidos, a nosso pedido, pelo DAEE, e vamos receber até o fim deste ano o projeto final que vai possibilitar o início das obras de solução deste problema”, disse o Prefeito.

No Detran – Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo – o assunto tratado foi o programa Respeito à Vida, criado para atuar na viabilização de ações com foto na redução e fatalidades no trânsito.

São convênios com os municípios para a realização de intervenções de engenharia e ações de educação e fiscalização. Garça é uma das 304 cidades parceiras do programa com recursos provenientes das multas.

O projeto municipal sobre a sinalização do centro e quais são as áreas de risco onde acontecem a maioria dos acidentes na cidade já foi entregue, está na fase final de avaliação técnica e a Prefeitura aguarda a liberação dos recursos para sua implantação.

Na Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento o Prefeito conversou com o assessor da pasta, Alberto Amorim, e indicou dois membros para integrar a Câmara Setorial do Café, um representando a Garcafé e outro representando o ConGarça, Conselho dos Cafeicultores de Garça.

Um outro assunto tratado diz respeito diretamente ao pequeno produtor que desenvolve atividades na produção leiteira e criação e abate de pequenos animais como ovinos, caprinos, suínos e outros.

Na Escola Agrícola de Garça há estrutura instalada e o planejamento é que esta estrutura seja ofertada para os pequenos produtores, incentivando o desenvolvimento de suas atividades, resultando no aumento na geração de renda. Esta abertura também oferecerá uma extensão de estudos práticos aos estudantes da ETEC.

Na Secretaria de Desenvolvimento Econômico o Prefeito de Garça esteve com a Diretora Técnica, Eneide Gama, e com a Subsecretária de Desenvolvimento Regional e Territorial, Adriana Tedesco Telerman, conversando sobre o arranjo produtivo local na questão da tecnologia e inovação e na questão da cafeicultura. “É um apoio ao desenvolvimento econômico no município. Já foi feita uma orientação sobre estes dois temas e agora houve o início da articulação junto aos empresários da área, produtores, associações, Garcafé e Fundo Municipal de Tecnologia e Inovação para avançar na construção dos arranjos produtivos relativos aos dois temas.

Na cafeicultura é uma continuidade da IG e o objetivo é estruturar melhorar estes dois setores e ocupar melhor um espaço no cenário estadual”, completou o Prefeito.
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *