Moradores da zona norte de Marília reclamam do racionamento de água durante a estiagem
Os moradores do bairro Santa Antonieta na zona norte de Marília (SP) estão enfrentando desabastecimento de água desde a última sexta-feira (3) devido à estiagem e reclamam da falta de solução para o problema.
Segundo a moradora, Adriana Garcia, que é dona de casa, neste período do ano em que há falta de chuvas é comum que a região fique sem água por dias.
“Acabando a caixa da água eu fico totalmente sem água, eu tenho mãe acamada, tem horário de banho, curativos e passamos por essa situação há muitos anos durante a estiagem. O bairro Santa Antonieta é o que mais sofre com a falta de água, mas não tem um horário pra que a gente possa se preparar. A água chega e logo acaba e o DAEM diz que o problema é a questão da seca.”
Em nota enviada à TV TEM, o DAEM informou que a região é abastecida pelo rio do peixe e por causa da estiagem a captação está em 20% da capacidade apenas e, por isso, a água chega com uma pressão baixa na região, principalmente, na parte mais alta onde está localizado o bairro Santo Antonieta.
No entanto, as pessoas que moram no bairro relatam que estão totalmente sem água. A situação da estiagem é preocupante em todo o centro-oeste paulista onde a falta de chuva e a baixa umidade relativa do ar vem sendo uma realidade há semanas.
De acordo com o Somar Meteorologia, em Marília nos meses de junho e agosto houveram apenas 4 dias com chuva leve e em julho choveu em apenas um dia. Isto é, nenhuma chuva foi suficiente para abastecer os reservatórios até o momento.
FONTE: G1