Toyota vai cortar produção de mais 400 mil veículos em setembro e outubro
A Toyota Motor anunciou nesta sexta-feira (10) que vai cortar a produção de mais 400 mil veículos em setembro e outubro, no Japão e em outros países, uma vez que o aumento de casos de Covid-19 atingiu fábricas de peças no Vietnã e na Malásia, agravando a escassez de chips automotivos.
A montadora já havia anunciado no mês passado o corte de produção de 360 mil carros em setembro, sendo 140 mil no Japão e o restante em outras partes do mundo.
Em setembro, o corte adicional será de 70 mil veículos, sendo 30 mil no Japão. Já em outubro, haverá uma redução de 330 mil carros, dos quais 150 mil no Japão.
A Toyota vai divulgar na semana que vem detalhes sobre as fábricas que serão afetadas no Japão e o cronograma de paralisação das linhas de produção.
Somando os dois cortes anunciados, a montadora vai deixar de fabricar 760 mil veículos em setembro e novembro, reduzindo para 9 milhões de unidades a previsão de produção neste ano fiscal, que termina em março de 2022.
A previsão inicial era de 9,3 milhões de unidades, o que significa que, do corte total de 760 mil veículos, a Toyota pretende recuperar a produção de ao menos 460 mil carros nos meses depois de outubro.
“É uma combinação de coronavírus e semicondutores, mas no momento é o coronavírus que está causando o impacto esmagador”, disse Kazunari Kumakura, executivo da maior montadora do mundo em termos de vendas, depois que a empresa revisou sua meta de produção nesta sexta-feira.
FONTE: ALTERNATIVA DIGITAL