Governo japonês estuda formas de ajudar evacuados afegãos no Japão
O governo japonês informou estar considerando qual seria a melhor forma de ajudar as pessoas que foram evacuadas do Afeganistão com destino ao Japão, ao mesmo tempo em que tenta confirmar quais seriam suas expectativas.
Quatro afegãos — dois funcionários da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e seus familiares — foram evacuados para o Japão no domingo. Eles estão entre as 10 pessoas que deixaram o Afeganistão por terra e chegaram ao Paquistão.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão emitiu vistos de curta permanência para os quatro afegãos e providenciou suas passagens de avião até o Japão. Funcionários do Ministério informaram que os quatro se encontram, no momento, sob uma quarentena de 14 dias para o coronavírus, mas que já testaram negativo para o vírus e não tiveram nenhum problema de saúde confirmado. As seis pessoas restantes devem chegar ao Japão ainda nesta segunda-feira.
O secretário-chefe do Gabinete, Kato Katsunobu, disse nesta segunda-feira que, caso desejem deixar o Japão com destino a um terceiro país, o governo irá tratar cada caso individualmente.
Também afirmou que o governo irá estudar com cuidado formas de lhes oferecer suporte caso seu desejo seja permanecer no Japão.
FONTE:NHK PORTUGUÊS