Jovem empreendedor usa pneus velhos para fazer chinelos
Um jovem empreendedor criou uma empresa, a Indosole, que usa pneus velhos para fabricar, chinelos, sapatos e sandálias sustentáveis e assim, proteger o meio ambiente.
Kyle Parson é dos Estados Unidos e teve a ideia em 2004, depois que o chinelo dele quebrou, em Bali, durante uma viagem para praticar surf.
“Eu encontrei chinelos que tinham um tecido natural por cima, estilo bem balinês. Mas quando o virei, vi que a sola era de um pneu grosso ”, de motocicleta.
Parceria
Alguns anos depois, Kyle voltou a Bali e visitou a mesma loja para falar com a vendedora e propor uma parceria para o design de sandálias e chinelos feitos com pneus reciclados.
Após um longo processo, o jovem começou a vender suas primeiras sandálias em 2009 e aos poucos formou uma equipe que coletava pneus em aterros, praias, lojas de pneus, entre outros.
Em 2017 o negócio aumentou e ele construiu uma fábrica maior com um novo processo de produção.
“Depois de algum tempo de pesquisa e desenvolvimento, criamos uma fórmula para pulverizar os pneus em um granulado e combinamos esse pó de pneu com espuma reciclada. Nada mais é que um pouco de borracha sintética para criar uma sola muito durável”, contou ele na entrevista.
Aproveitamento total
Dessa forma, a Indosole agora consegue usar 100% dos pneus reciclados para suas sandálias e dependendo do tamanho do aro, eles fazem entre 8 a 10 sandálias de um único aro.
Além disso, o jovem disse que até meados de 2021 “evitamos que cerca de 150.000 pneus fossem parar no aterro e vamos continuar a avançar!”
Além disso, as sandálias Indosole têm conseguido se posicionar como uma das melhores opções sustentáveis do mercado com uma produção ambiental e socialmente responsável.
Os chinelos são confortáveis, resistentes e fashion, com modelos diferenciados e cores perfeitas para mulheres, homens e crianças.
FONTE: SÓ NOTICIA BOA