GeralMarília

Vereador Dr. Elio Ajeka fala sobre perturbação de sossego próxima ao HBU

Na sessão da Câmara Municipal do dia 6/9, o vereador Dr. Elio Ajeka (PP), apresentou uma grave situação que tem ocorrido próximo ao Hospital Beneficente da Unimar.

O vereador afirma que nos últimos dias recebeu diversas reclamações de moradores próximos ao HBU, por conta de festas e encontros que têm ocorrido nas ruas ao entrono do hospital, que acabam prejudicando o bem estar dos residentes na região.

Os munícipes relatam que as festas começam normalmente a partir de quinta-feira e se estendem até o domingo. Além de muita música e gritaria, os locais onde ocorrem os encontros ficam cheios de lixo, garrafas vazias, copos e embalagens de drogas. Tais encontros acabam fazendo com que muitos moradores não consigam dormir, já que o som alto se estende até às 7:00 horas da manhã.

Além dos grandes transtornos causados aos moradores da região, o Vereador alerta sobre um agravante “Também estão sofrendo com a perturbação de sossego, os pacientes e profissionais do Hospital Beneficente Unimar” e disse ainda “É de conhecimento notório que hospitais devem ser lugares quietos e tranquilos, para que nada atrapalhe o trabalho dos médicos ou ainda prejudique os enfermos, que muitas vezes têm dificuldade para dormir, podendo ainda serem idosos ou crianças”.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, OMS, o nível de ruído e barulhos em ambientes hospitalares não deveria ultrapassar os 40 decibéis, ou seja, algo em torno de uma conversa sussurrada.

O silêncio, a tranquilidade e o relaxamento são fundamentais para a recuperação dos pacientes. O excesso de barulho, por outro lado, pode reduzir a resistência à dor das pessoas doentes e acelerar os batimentos cardíacos, além de afetar o psicológico, causar insônia, aumentar o estresse e o cansaço e até reduzir a confiança no tratamento médico.

De acordo com o edil “O silêncio em um hospital é fundamental para o bom desenvolvimento do trabalho dos profissionais da saúde, além de ser elemento fundamental para a recuperação dos pacientes. Daí a importância em controlar bem o som e o barulho em hospitais.”.

Em conversa com a Superintendente do Hospital Beneficente da Unimar, Márcia Mesquita Serva, o vereador afirma que a mesma também solicitou celeridade para resolução deste problema que afeta de forma direta a saúde dos pacientes.

Com o intuito de amenizar a situação, o Vereador solicitou esforços junto à EMDURB, e à Polícia Militar para aumentar a fiscalização durante a madrugada naquela região, para tentar inibir as festas, tornando o local mais quieto e tranquilo, para assim, melhorar a qualidade de vida de todos os moradores da região e de todos pacientes e funcionários do HBU.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *