Marília Política

Em virtude do setembro vermelho, Vereador Dr. Elio Ajeka alerta população sobre doenças cardíacas

Na ultima sessão da Câmara Municipal, o Vereador Dr. Elio Ajeka (PP), usou seu espaço na tribuna, para falar sobre a importância do Setembro Vermelho, mês em que ocorre a realização de campanhas para o combate às doenças cardiovasculares.

De acordo com o Vereador, a data é celebrada em homenagem ao dia mundial do coração, que ocorre no dia 29 de setembro. A campanha foi uma iniciativa criada nos anos 2000 pela Federação Mundial do Coração com apoio das Nações Unidas. “Setembro vermelho representa a campanha de conscientização, prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares. O objetivo é falar sobre como evitar o seu desenvolvimento, os principais fatores de risco e como mudar hábitos para levar uma vida mais saudável”, disse o Vereador.

As doenças cardiovasculares que afetam o sistema circulatório e o coração, matam mais brasileiros que o câncer. Os dados são da SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) e apontam que cerca de 350 mil mortes são registradas por ano no Brasil, causadas pelos três maiores problemas: infarto, insuficiência cardíaca e derrame.

Em todo o mundo, 17,5 milhões de pessoas morrem todo ano em decorrência de doenças cardíacas de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde). Além disso, as doenças cardiovasculares são responsáveis por 29,4% das mortes registradas por ano. A cada minuto morre uma pessoa vítima dessas doenças e a cada 3 mortes, uma é causada por doenças cardiovasculares.

De acordo cm a Sociedade Brasileira de Cardiologia, os óbitos por doenças cardíacas aumentaram 50% durante a pandemia. Em virtude disso, cardiologistas chamam a atenção para a necessidade de cuidados contínuos com os cardiopatas, de acordo com o edil “Cerca de 80% das doenças cardíacas podem ser evitadas com apenas quatro atitudes saudáveis: não fumar, praticar atividades físicas, ter uma dieta equilibrada e evitar o consumo de álcool. Essa e outras mensagens sobre a saúde do nosso coração estão em evidência na campanha do Setembro Vermelho, que tem o intuito de conscientizar ainda mais a população.

A prevenção é o caminho mais rápido para promover mudanças e, para isso, é necessário a realização de campanhas para informar os cidadãos sobre a importância da boa alimentação e de um estilo de vida saudável. “Minha proposta é contribuir com a conscientização da população sobre a importância de cuidar do coração, e ainda motivá-las em relação a hábitos mais saudáveis, bem como a sempre frequentarem cardiologistas e vasculares, como forma de combater as doenças Cardíacas”, concluiu.

externas e de orientações ao consumidor. Será um veículo de uso exclusivo do Procon e com isso a gente vai conseguir se deslocar mais rapidamente para atender às denúncias.”


Já nesta terça-feira, dia 21, o Procon estará fazendo a entrega de 3.000 exemplares do Código de Defesa do Consumidor para o comércio mariliense. “A ausência do Código pode gerar multa ao estabelecimento e o veículo vai nos ajudar muito nesse trabalho também. Hoje temos cinco fiscais credenciados pelo Estado para fazer as fiscalizações e também os projetos de orientação. Só tenho que agradecer a todos que viabilizaram essa grande conquista para o nosso Procon”, disse Guilherme Moraes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *