Japão se aproxima do fim do estado de emergência na maioria das áreas, diz ministro da Saúde
A situação da infecção por coronavírus no Japão está melhorando tanto que as condições de emergência podem ser suspensas em breve na maior parte do país, disse o ministro da Saúde, Norihisa Tamura, nesta sexta-feira (24).
As taxas de hospitalização e a disponibilidade de leitos irão determinar se o estado de emergência, que prevalece sobre Tóquio e grande parte do país, pode ser suspenso no final deste mês, disse Tamura a repórteres.
“Depois de ouvir as opiniões dos especialistas, o Gabinete tomará uma decisão final”, disse ele.
A variante infecciosa Delta desencadeou uma quinta onda de COVID-19 no Japão, que levou as infecções a níveis recordes no mês passado. Para evitar que os hospitais ficassem lotados, o governo estendeu as restrições de emergência para cerca de 80% da população até o final de setembro.
As restrições se resumiram em pedir aos restaurantes que fechem mais cedo e evitem servir bebidas alcoólicas. Os residentes estão sendo incentivados a trabalhar em casa o máximo possível e a evitar viagens.
O governo está considerando o uso de verificações do status de inoculação ou resultados negativos para o coronavírus como um meio de aliviar as restrições aos negócios e à mobilidade humana.
Um projeto de demonstração de um sistema de confirmação de vacina será realizado em 13 províncias, disse o ministro da Economia, Yasutoshi Nishimura, na sexta-feira, de acordo com o serviço de notícias Jiji Press.
“Se o número de novos casos positivos começar a aumentar, teme-se que o sistema de saúde volte a entrar em crise”, afirmou.
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE