Kishida Fumio é eleito centésimo primeiro-ministro do Japão
Kishida Fumio é o novo líder do Japão. Ele é o centésimo primeiro-ministro na história política do país. Parlamentares de ambas as câmaras votaram no recém-eleito líder do Partido Liberal Democrático, principal sigla da coalizão governista.
Kishida conquistou 311 votos na Câmara Baixa, com diferença acima de 80 votos a mais que a maioria necessária. Na Câmara Alta, ele obteve 141 votos, 20 a mais que a maioria.
Político veterano, com 64 anos de idade, Kishida é o sucessor de Suga Yoshihide, que desistiu de concorrer pela reeleição como líder do PLD.
É a primeira vez em 30 anos que um primeiro-ministro foi escolhido da ala “Kochikai” do partido. O último premiê desta ala foi o falecido Miyazawa Kiichi.
Kishida é bem conhecido por sua trajetória de ter atuado como ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, cargo mais alto da diplomacia do país. Em seus mais de 4 anos como ministro, Kishida trabalhou para reforçar os laços do Japão com países vizinhos e aliados. Um de seus destaques foi ter organizado a primeira visita de um presidente americano em exercício à cidade de Hiroshima.
Kishida agora está trabalhando para formar seu Gabinete. No final da segunda-feira (4), o imperador do Japão vai endossar o novo premiê e os ministros escolhidos em cerimônia no Palácio Imperial.
FONTE:NHK PORTUGUÊS