4º Concurso de Cafés Especiais da Região de Garça acontece na quinta e sexta-feira
O evento seleciona e premia os melhores lotes produzidos a cada anoNesta semana acontece um dos momentos mais esperados para os produtores de cafés especiais da região. Na quinta e sexta-feira, dias 14 e 15, no Garça Tênis Clube, será realizado o 4º Concurso de Cafés Especiais da Região de Garça. O evento será aberto ao público a partir das 13h de quinta-feira, porém, com limitação de participantes, devido aos protocolos de segurança da pandemia. Além do concurso, haverá também palestras técnicas, exposição dos patrocinadores e demonstração das ações desenvolvidas para a promoção do Turismo Rural no município.
Em sua 4ª edição, o evento já se consolidou entre os produtores, como grande oportunidade para seleção e premiação dos melhores lotes produzidos a cada ano, além de servir como incentivo à constante melhoria da qualidade, como meio eficaz na conquista de mercado e agregação de valores ao produtor, estimulando, ainda, a adoção de boas práticas durante toda a cadeia produtiva.
A valorização do produto pode ser percebida nas negociações que aconteceram no evento realizado em 2019, última edição presencial antes da pandemia, destacando a qualidade alcançada. Na época, enquanto a saca do café custava, em média, R$ 400, houve lote arrematado por R$ 1.700 a saca. Nesta mesma edição do concurso, vários cafés atingiram pontuações altas, chegando a 87 pontos. Ressaltando que, para ser considerado café especial é necessário atingir acima de 80 pontos na classificação.
O concurso é uma realização do ConGarça – Conselho do Café da Região de Garça, e CDRS – Coordenadoria de Desenvolvimento Rural e Sustentável, com promoção da Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Região de Garça e, entre os apoiadores, a Prefeitura Municipal.
Puderam se inscrever para o concurso, os produtores dos municípios que fazem parte do processo da Indicação Geográfica – IG da Região de Garça. São eles: Garça, Vera Cruz, Gália, Fernão, Duartina, Lucianópolis, Alvinlândia, Lupércio, Ocauçu, Álvaro de Carvalho, Júlio Mesquita, Guarantã, Pirajuí, Cafelândia e Marília.
Os concorrentes disputam com lotes de café Arábica nas categorias Café Natural e Cereja Descascado. No encerramento do concurso serão ofertadas premiações para os primeiros, segundos e terceiros colocados de cada categoria. Todos os produtores inscritos receberão laudo de qualidade do café e certificado de participação no concurso.
Haverá, entre as novidades desta edição, a etapa em que os melhores lotes passarão pelo voto popular. O público presente poderá provar e escolher o café de sua preferência. Outra modalidade inédita durante o 4º Concurso de Cafés Especiais da Região de Garça será a escolha das melhores embalagens por um júri formado somente por mulheres.
Confira a programação completa e participe.