Japão registra forte erupção em vulcão na província de Kumamoto
A Agência Meteorológica do Japão anunciou que houve uma forte erupção vulcânica no Monte Aso, na província de Kumamoto, às 11h43 desta quarta-feira (20).
A Agência aumentou o nível de alerta de erupções para 3, de um total de 5, indicando que rochas vulcânicas podem ser lançadas a uma distância de dois quilômetros da cratera.
Segundo a emissora NHK, a erupção desta manhã causou um fluxo piroclástico de mais de um quilômetro ao redor da cratera, de onde saiu uma grande coluna de fumaça e cinzas.
Ao menos 11 pessoas estavam escalando a montanha no momento da erupção, mas não houve relatos de feridos, informou a NHK.
A Agência Meteorológica está avaliando a dimensão da erupção e pedindo às pessoas que estão nas proximidades do Monte Aso que busquem um lugar seguro e fiquem atentos às informações.
As cinzas lançadas pela montanha de 1.592 metros devem cair em cidades próximas até o final da tarde, acrescentou a Agência.
O Monte Aso teve uma pequena erupção em 2019, enquanto o pior desastre vulcânico do Japão em quase 90 anos matou 63 pessoas no Monte Ontake, na divisa entre Gifu e Nagano, em setembro de 2014.
FONTE:ALTERNATIVA ON LINE