Japão vai propor novo pacote econômico que inclui ajuda a famílias de baixa renda
Um painel liderado pelo primeiro-ministro Fumio Kishida irá compilar uma proposta no início de novembro para um pacote de estímulo com o objetivo de amortecer o impacto econômico da pandemia de coronavírus, disse o ministro da Economia do Japão nesta terça-feira (26).
A proposta também incluirá um roteiro de prioridades políticas de longo prazo, como a construção de cadeias de abastecimento mais robustas, promoção da inovação e ajuda a famílias de baixa renda.
“A proposta incluirá algumas etapas que farão parte do pacote de estímulo”, disse o ministro da Economia, Daishiro Yamagiwa, a repórteres após a primeira reunião do painel. “Também pode abordar questões relacionadas a impostos”, acrescentou, sem dar mais detalhes.
Kishida lançou o painel para debater maneiras de perseguir sua visão de um novo estilo de capitalismo, com redistribuição de riqueza, que reduziria as disparidades de renda do Japão.
Ele havia sinalizado anteriormente que o pacote de estímulo, focado na ajuda às famílias e empresas atingidas pela Covid-19, seria compilado no final do ano e seria avaliado em “várias dezenas de trilhões de ienes”.
As discussões sobre o pacote de gastos e as reformas mais amplas devem se intensificar após as eleições da Câmara Baixa do Parlamento em 31 de outubro, nas quais Kishida espera vencer para levar adiante suas prioridades políticas.
FONTE:ALTERNATIVA ON LINE